segunda-feira, 14 de junho de 2021

Uma Vontade de Música - As cantigas do Zeca


O presente livro, assinado por Octávio Fonseca - um dos mais conceituados estudiosos e conhecedores da obra de Zeca Afonso -descreve, através de uma aprofundada e exaustiva pesquisa, o percurso deste nome ímpar, desde o seu início, enquanto intérprete e autor de Fados de Coimbra, passando pelas diversas fases em que recriou e reinventou por completo a música popular portuguesa, quer através de baladas, de canções, ou de cantigas de intervenção.
 
“Uma vontade de Música - As Cantigas do Zeca” nasceu a partir de um convite, endereçado pela Universidade Popular do Porto a Octávio Fonseca, no sentido de ministrar um curso sobre a obra musical de José Afonso, curso esse que acabaria por se converter numa série de conferências realizadas em diversos pontos do país. Daí o tom coloquial empregado neste livro, de modo a torná-lo acessível a todos os admiradores de Zeca Afonso.
 
“Uma vontade de Música - As Cantigas do Zeca”, de acordo com aspalavras do autor, não pretende, no entanto, ser um trabalho de cariz científico ou jornalístico, assumindo Octávio Fonseca a sua propositada falta de isenção, de forma a “lançar um desafio aos portugueses que não se atrevem a negar o talento de José Afonso, mas que não compreendem que têm no seu país um dos vultos maiores da música popular universal”.
 
De referir que o livro tem 312 páginas, capa dura e ilustrações originais de Pedro Sousa Pereira, vencedor, entre muitas outras distinções, do Prémio Gulbenkian de Ilustração.
 
“Uma vontade de Música - As Cantigas do Zeca” é, na sua essência, uma forma de ver e ouvir a obra de José Afonso e de, consequentemente, provocar uma reflexão, com vista a descobrir as inúmeras surpresas que ela nos continua a reservar.
 
Nas palavras de Rui Pato, que assina o prefácio “talvez esteja aqui o José Afonso completo”.