«Esta terra não é a tua terra.» Assim começa o livro de C Pam Zhang, romance gótico e western em partes iguais que explora a questão racial num país em expansão e que questiona o lugar que pertencem os emigrantes.
Finalista do Booker Prize 2020 e selecionado como um dos livros preferidos de Barack Obama no último ano, Montanhas Douradas é um romance íntimo e selvagem sobre a memória, o sentido de pertença e a busca de um lugar no mundo.
Passado durante a corrida ao ouro na América, Montanhas Douradas acompanha Lucy e Sam, que, com apenas doze e onze anos de idade, perderam os pais e partem numa viagem fantasmagórica – em direção a um futuro incerto, mas também em direção a um passado desconhecido –, tendo a paisagem californiana e a sua beleza impiedosa não apenas como pano de fundo, mas como personagem. Página a página, é nas memórias que ligam e separam famílias e na saudade do seu país e da sua casa que assenta este livro descrito pelo The New York Times como viciante e belo.
Esta inesquecível história que anuncia C Pam Zhang como uma das mais deslumbrantes novas vozes na literatura já chegou às livrarias.