sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Joshua Idehen - O poeta e músico britânico-nigeriano actua no Porto e em Lisboa



Quando, no começo de 2018, os Sons of Kemet abalaram os alicerces do jazz inglês com o seu álbum Your Queen is a Reptile, entre as sacudidas de percussão e sopros, uma voz emergiu. Era a de Joshua Idehen, poeta e músico britânico-nigeriano, que declamava com autoridade, tanto na primeira música do disco quanto na última. A sua voz serpenteava pelo instrumental, despertando no ouvinte uma sensação curiosamente dupla: o declamado de Idehen soava, ao mesmo tempo, curativo e ameaçador.

Essa dualidade tem guiado uma carreira que sempre colocou a voz em primeiro plano. Tudo na proposta espiritual de Idehen, construída em parceria com o produtor Saturday, Monday, gira em torno do elemento vocal. Ele é, ao mesmo tempo, um rapsodo, um rapper, um porta-voz do novo afrofuturismo. 

Joshua Idehen actuará dia 16 de maio no Porto (Socorro) e dia 17 de maio em Lisboa (Casa Capitão) como parte de uma tour ibérica que também passará por Barcelona (14 de maio, Razzmatazz 3) e Madrid (15 de maio, El Sol).

Os bilhetes estarão à venda na Fever (Porto) e Dice (Lisboa), a partir de hoje, dia 10 de outubro, às 10h, a 16€ mais taxas de distribuição.