quinta-feira, 16 de outubro de 2025

23.ª edição do Festival Jazz ao Centro continua neste fim de semana



O Festival Jazz ao Centro prossegue este fim de semana, de 16 a 18 de outubro, com os concertos e atividades que encerram a sua 23.ª edição. Desde o dia 10, Coimbra tem sido palco de 12 concertos, uma residência artística e diversas iniciativas de mediação, num programa que continua a revelar o que é novo e emergente, a mapear trajetórias artísticas consolidadas e a questionar fronteiras — reafirmando o papel do evento como uma das mais relevantes plataformas de criação e experimentação jazzística em Portugal.

Coorganizado pelo Jazz ao Centro Clube e pelo Município de Coimbra, o festival — também conhecido como Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra — tem apostado, desde a sua criação, na vertente da criação artística, com mais de vinte discos gravados no âmbito do Festival e disseminados nos catálogos de três editoras: Cipsela, Clean Feed e JACC Records.

A edição de 2025 abre espaço a diferentes gerações e geografias musicais. Entre os destaques está a estreia de “Cantomilo”, o primeiro disco de Estela Alexandre, jovem compositora e arranjadora de 24 anos, que o apresentará à frente da sua orquestra. Outro momento em evidência será o Brainteaser PT Ensemble, dirigido pelo neerlandês Tjin Wybenga. 

O festival reforça também a sua rede de parcerias nacionais, com colaborações com o Seixal Jazz, o Outono em Jazz (Casa da Música) e o Teatro do Bairro Alto, que permitirão trazer a Coimbra projetos como o quarteto da trompetista Yazz Ahmed, o encontro de Luís Vicente, John Dikeman, John Edwards (substituição de William Parker, neste concerto) e Hamid Drake,.

A programação neste fim de semana inclui ainda uma residência artística com o Róndò Project, composto pelos músicos iranianos Roshanak Rafani (percussão), Ehsan Sadigh (guitarra) e Mazyar Younesi (piano), que contarão com a colaboração do percussionista luso-catalão Vasco Trilla. O músico estenderá a sua passagem por Coimbra para se apresentar em duo com o guitarrista conimbricense Marcelo dos Reis, num concerto que encerrará o festival e dará origem a um registo discográfico.

Outro momento aguardado será a apresentação de “Guitar Concert”, de Rafael Toral, figura central da música experimental portuguesa. 

À semelhança das edições anteriores, o Festival Jazz ao Centro ocupará vários espaços emblemáticos da cidade — do Convento São Francisco ao Teatro Académico Gil Vicente, pelo Seminário Maior e pela sede da Associação, o Salão Brazil.