A FNAC, com um papel fundamental na promoção e divulgação da cultura em Portugal, celebra os novos talentos deste ano ao anunciar os lançamentos do disco e do livro resultantes da edição de 2025 dos ‘Novos Talentos FNAC’. Os lançamentos celebram a criatividade e o trabalho dos artistas nacionais, dando voz e palco às novas gerações de talentos, e reforçando o mote "Deixa a tua marca", que convida os portugueses a partilhar o seu talento.
O Lançamento da 19ª edição do Disco decorreu no passado sábado, dia 4 de outubro, na FNAC Colombo. O evento contaou com a presença dos artistas do disco, entre eles: Inês Sousa, IBSXJAUR, Bad Tomato, 701, Nayr Faquirá, Evawave, Alcabala, thispage, Herlander, Libra, Jonny Abbey, Esteves Sem Metafisica, Lisa Sereno, Sofia Leão, Curt Davis, Moria, Mateus Verde e Adler Jack. No evento estiveram ainda presentes Henrique Amaro, curador do disco, e Pedro Moreira Dias, da rádio RADAR, que fez uma emissão em direto, levando a música destes novos talentos a todo o país. Para tornar o momento ainda mais especial, o público teve a oportunidade de assistir a uma atuação ao vivo da LIBRA, artista que recebeu uma menção honrosa na categoria de Música na edição de 2025 do concurso. O disco está disponível nas lojas FNAC e em fnac.pt pelo valor de 6€, convidando todos a descobrir as novas sonoridades que marcam a música portuguesa.
A escrita dos ‘Novos Talentos FNAC’ 2025 ficará eternizada num livro que reúne os três contos vencedores da categoria de escrita, sendo eles: “Crónica de um lacticídio”, de Bárbara Soares, “Niagara”, de Andreia Vieira Ribeiro e “Sopa de feijão” de Vera Agostinho. O Lançamento do Livro NTF 2025 está agendado para o dia 23 de outubro, às 18h00, na FNAC da Avenida de Roma, e contará com a presença das autoras, bem como de Conceição Garcia, júri da categoria de Escrita, e Catarina Ribeiro da Silva, em representação da FNAC. O livro estará disponível também nas lojas FNAC e em fnac.pt pelo valor de 7,50€, sendo um convite à leitura e à descoberta de novos talentos literários.
Estes lançamentos representam mais do que uma simples apresentação de um disco e de um livro. São um testemunho do compromisso contínuo da FNAC em apoiar os Novos Talentos, reconhecendo os desafios que enfrentam no seu percurso artístico. Num mundo em constante mudança, onde a tecnologia redefine a criação, a FNAC celebra a criatividade e os sentimentos como pilares da cultura, convidando o público a ser parte ativa desta rede de apoio que escuta, valoriza e permite que estes artistas continuem a deixar a sua marca na cultura nacional.
Alinhamento Disco
CD1
01. Romeu Bairos “Jacinta”
02. Gorjão “Dizer Que Não”
03. Inês Sousa “Tornado”
04. Monstro “My Own Man”
05. Galeria Incerteza “Milénio”
06. Must Be Blue “Cosmic Dance”
07. IBSXJAUR “Echo
08. Bad Tomato “No Fun”
09. 701 “Se o Arrependimento Matasse”
10. Nayr Faquirá “On & On”
11. Evawave “Aurora”
12. Gisela Mabel “Choro Africano”
13. Líquen “Cinzas, Cheiro a Limão”
14. Alcabala “Encarar o Vendaval”
15. thispage “Dopamine”
CD2
01. Herlander “Deixa-me em Paz”
02. Libra “Purity”
03. Jonny Abbey “It Always Rains on Tuesdays”
04. Esteves Sem Metafisica “Sóbria”
05. Lisa Sereno “Mystery”
06. Sofia Leão “Não me Conheço”
07. Peculiar “Moura”
08. Fidju Kitxora “Nadaver”
09. xauxau dodô “Xauxau Dodô
10. Curt Davis “Save it To Me”
11. MORIA “Eterno São Questões”
12. Rita Cortezão “O tempo que fica”
13. Mateus Verde “Animal Celestial”
14. Victoria “Yellow Green Crayola”
15. Adler Jack “Long Island Iced Tea”