quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Stephen King recebe distinção extraordinária no âmbito do prémio literário Hans Christian Andersen



Stephen King recebeu uma distinção extraordinária no âmbito do prémio literário Hans Christian Andersen, um dos mais prestigiados da Europa. O autor, que a Bertrand Editora publica em Portugal, foi distinguido pelo Hans Christian Andersen Literature Committee e pela família real dinamarquesa. É a primeira vez que o comité entrega esta distinção especial, intitulada Hans Christian Andersen Extraordinary Literature Award.

King, um dos mais célebres nomes da literatura contemporânea, foi distinguido pela “sua capacidade única – semelhante à de Hans Christian Andersen – de usar narrativas criativas para explorar os lados sombrios e sinistros da vida humana, enquanto cativa milhões de leitores em todo o mundo”. O prémio será entregue ao autor, em privado, pelo presidente do comité, Jens Olesen. Existirá uma cerimónia, a 17 de novembro em Odense (na Dinamarca), onde o filme A Vida de Chuck, baseado num livro do autor, será exibido, mas na qual King não estará presente.

Os livros de Stephen King são frequentemente alvo de adaptações televisivas e cinematográficas. A mais recente, The Running Man, tem estreia marcada para o dia 13 de novembro. A obra que deu origem ao filme será publicada pela primeira vez em Portugal uma semana antes, a 6 de novembro, com chancela da Bertrand Editora.

Ao todo, King tem mais de 20 títulos publicados em Portugal. Em maio deste ano foi publicado o livro Sem Tréguas e, meses depois, em agosto e setembro, chegaram às livrarias reedições dos dois volumes de A Cúpula. Esta quinta-feira, 16 de outubro, será a vez de uma edição especial de ‘Salem’s Lot – A Hora do Vampiro e de Hansel e Gretel, que conta com ilustrações de Maurice Sendak.

O Hans Christian Andersen Literature Award, o prémio literário principal, foi entregue pela primeira vez em 2007. Entre os vencedores destacam-se nomes como J.K. Rowling, Isabel Allende, Salman Rushdie, Haruki Murakami e Margaret Atwood, também publicada em Portugal pela Bertrand Editora. A próxima edição será em 2026, uma vez que o prémio é entregue a cada dois anos.