Com a estreia em nome próprio nos Coliseus de Lisboa e Porto à vista, Samuel Úria divulga a nova canção “Pedra e cal” gravada em colaboração com o colectivo vocal “Os 12 Ao Todo”, o coro que há 15 anos participa nos seus discos e nas apresentações ao vivo de maior relevância.
Inserido no espírito poético de “2000 A.D.”, Samuel Úria confronta-nos, com a mestria habitual e sem moralismo, sobre a máxima “A História repete-se” quando é óbvio que o tempo realmente se locomove, sendo que a imobilidade acaba até por parecer evidente quando quase todos os passos do progresso são em falso: “uma marcha de pés betonados, mas compassos alegres”.
Celebratório, este “Pedra e cal” transporta-nos musicalmente para atmosferas de canto comunitário típicas no Tropicalismo brasileiro ou em sonoridades que o país vizinho viu surgir nos anos 70 do século passado em grupos como os Aguaviva e em que se misturavam elementos da cultura popular como o rock e a pop.
A enriquecer este revivalismo, o reconhecimento de sonoridades que em tempos podiam ser escutadas no Parque Mayer. Uma mistura a que é impossível resistir sem um abanão de anca.
A acompanhar a publicação de “Pedra e cal”, a revelação do videoclipe filmado e editado por Joana Linda que mostra o ambiente vivido no estúdio Louva-a-deus, em Lisboa, numa tarde solarenga de Setembro. Com produção do cúmplice habitual, o músico Miguel Ferreira, a par d’”Os 12 Ao Todo” e dos músicos que acompanham Samuel em palco, contou também com a participação do percussionista Andrés “Pancho” Tarabbia captado numa sessão realizada à distância.
“Pedra e cal” é publicada dias depois de Samuel Úria ter recebido o Globo de Ouro para “Melhor Canção” com o tema-título do seu último álbum e prepara os ouvidos do público para momentos verdadeiramente especiais que ocorrerão nos palcos dos Coliseus de Lisboa e Porto a 11 e 17 de Outubro.
A Samuel Úria, à sua banda e a "Os 12 Ao Todo", juntar-se-ão também alguns dos amigos talentosos que Samuel tem na música: Gisela João, Manuela Azevedo, Milhanas, Margarida Campelo, e a brasileira Carol serão os dates artísticos das duas noites, a que se juntarão ainda os velhos companheiros, As Velhas Glórias.
Os bilhetes estão disponíveis na BOL, Ticketline e nos locais habituais com valores entre 23€ e 35€.
"2000 A.D." é uma edição apoiada pelo Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores e um disco Antena 3.