A historiadora e jornalista Anne Applebaum, uma das vozes mais relevantes da literatura e do debate contemporâneo sobre novos autoritarismos e os desafios da democracia no século XXI, marca presença no Festival FÓLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos que, de 9 a 19 de outubro, celebra uma década com mais de 450 iniciativas.
Vencedora do Prémio Pulitzer, com Gulag: Uma História, Anne Applebaum é autora de obras de referência como Autocracia, Inc., A Cortina de Ferro, Fome Vermelha e O Crepúsculo da Democracia, traduzidas em dezenas de países e amplamente reconhecidas pela crítica internacional. No segundo dia de festival, 10 de outubro, a autora norte-americana participa numa mesa-redonda com Raquel Vaz-Pinto, que conta com a moderação de Germano Almeida.
A presença de Anne Applebaum, autora da Bertrand Editora, consiste num dos pontos altos da programação do festival, que volta a afirmar Óbidos como um polo cultural de relevância. O programa do FÓLIO, este ano, conta ainda com outros nomes do Grupo BertrandCírculo como José Eduardo Agualusa, Raquel Varela, João Carlos Melo, Nelson Nunes, Alexandre Castro Caldas, José Eduardo Franco e António Cândido Franco.