quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Que Presidente da República para Portugal?



Terminadas umas eleições, que não se arrefeçam os motores porque as próximas já têm data marcada para 18 de janeiro. Portugal vai escolher o próximo Presidente da República no início de 2026, mas o momento eleitoral já vem sendo assunto desde 2024. Vital Moreira contribui para esta discussão com o livro Que Presidente da República para Portugal? – Contra a tentação presidencialista, onde aborda o papel presidencial no nosso sistema político-constitucional, assim como propõe alterações para um melhor funcionamento da separação de poderes e das instituições, evitando aquilo que ele próprio designa de «tentação presidencialista». A obra chega às livrarias a 16 de outubro e conta com prefácio de António Costa.

O autor entende que, na atual conjuntura, se justifica abordar amplamente a questão do sentido do mandato presidencial no nosso sistema político-constitucional, nomeadamente quanto aos seus poderes e aos seus limites, tendo em conta o crucial princípio constitucional da separação de poderes entre o Presidente da República e os demais órgãos do poder político, a Assembleia da República e o Governo, de modo a evitar sobreposições ou conflitos institucionais e a promover a estabilidade política e governativa.

Organizado em quatro capítulos – Perfil constitucional do Presidente da República; O que o Presidente da República não deve fazer; O que o próximo Presidente da República deve fazer; Propostas de alteração constitucional –, este livro contém sugestões para um projeto de revisão constitucional no capítulo do Presidente da República e preceitos conexos, de modo a torná-lo menos suscetível de pôr em causa a separação e o equilíbrio de poderes, no sentido de preparar a Constituição para gerir a nossa vida coletiva durante mais meio século.

Vital Moreira – Professor, constitucionalista e figura do panorama político nacional – reúne estudos do seu ensino universitário, textos publicados no seu blogue, Causa Nossa, e escreve ainda as suas sugestões de revisão constitucional, num livro que leva a discussão sobre as eleições presidenciais para as questões estruturais do sistema político-institucional que temos em Portugal.

Que Presidente da República para Portugal? estará disponível nas livrarias a partir de 16 de outubro.

Sobre o Autor

Vital Moreira é professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), onde se licenciou em Direito e doutorou em Ciências Jurídico-Políticas. Entre outras disciplinas, lecionou Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Público da Economia, Direito da União Europeia, Direitos Humanos. Foi juiz conselheiro no Tribunal Constitucional (1983-1989) e membro da Comissão de Veneza do Conselho da Europa (1999-2003). Presidiu à Comissão de Projetos para as Comemorações do Centenário da República (2007-2008). Desde 2015 é professor da Universidade Lusíada Norte (Porto).