Até 8 de novembro, o norte de Lisboa volta a ser palco da melhor música clássica com o Música no Termo, uma programação que transforma a cidade num corredor de cultura viva, ligando património, comunidade e criação contemporânea.
Com o mote “Open School”, esta 6.ª edição abriu pela primeira vez as portas da EB1 de Telheiras à música clássica, transformando o espaço escolar num palco de partilha e proximidade. A curadoria artística e os comentários da musicóloga Jenny Silvestre continuam a acompanhar os três concertos que encerram o ciclo, convidando o público a descobrir novas formas de escuta e diálogo entre tradição e modernidade.
O último concerto na EB1 de Telheiras acontece a 17 de outubro, com “A vida de Richard Strauss pela mão de Pauline de Ahna”, interpretado por Inês Simões (soprano), Joaquim Ribeiro (clarinete), Miguel Simões (violino) e Pedro Costa (piano). Uma viagem pela vida e obra do compositor alemão, através da voz e da presença inspiradora de Pauline, sua companheira e musa.
A música prossegue a 31 de outubro, na Academia Musical Joaquim Xavier Pinheiro – Casa da Filarmonia, com o concerto “Um serão com Bach”, apresentado pelo Borealis Ensemble, com António Carrilho (flautas) e Helena Marinho (cravo), num diálogo entre a devoção e o virtuosismo barroco.
A 6.ª edição culmina a 8 de novembro, nos Olivais, na sede da Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense (SFUCO), com “Tradição e Futuro”, evocando Joaquim da Costa Chicória (150 anos do nascimento) e Acácio Pestana (100 anos do nascimento). O concerto conta com Simão Nunes (clarinete), Tomás Ferreira (clarinete) e a Banda da SFUCO, sob direção de Luís Filipe Ferreira, num tributo vibrante à tradição filarmónica lisboeta.
A programação do Música no Termo assenta na nossa herança comum, reinterpretando-a de forma inovadora e utilizando a música como canal de ligação a momentos históricos e culturais específicos. Estabelece pontes entre passado e presente, tradição e criação, cidade e comunidade.
Promovendo músicos portugueses ou residentes em Portugal e revelando o património museológico e arquitetónico do termo norte de Lisboa — menos conhecido do grande público — o Música no Termo continua a afirmar-se como um espaço de encontro entre artistas, público e território.
O evento é uma co-produção do Academia Portuguesa de Artes Musicais e Égide — Associação Portuguesa das Artes e conta com a parceria estratégica da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Portugal e OPART/TNSC.
CALENDÁRIO
17 OUT 2025, 18h
EB1 de Telheiras
A vida de Richard Strauss pela mão de Pauline de Ahna
Inês Simões (soprano)
Joaquim Ribeiro (clarinete)
Miguel Simões (violino)
Pedro Costa (piano)
31 OUT 2025, 18h
Academia Musical Joaquim Xavier Pinheiro
Casa da Filarmonia
Um serão com Bach
BOREALIS ENSEMBLE
8 NOV 2025, 18h
Sede da Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense (SFUCO), Olivais
Tradição e futuro
Simão Nunes (clarinete)
Tomás Ferreira (clarinete)
Banda da S.F.U.C.O.
Luís Filipe Ferreira (direção musical)