quinta-feira, 30 de julho de 2020

The Shift de Laura Carreira no Festival de Veneza


The Shift, o mais recente filme da jovem realizadora Laura Carreira, com distribuição assegurada pela Portugal Film - Agência Internacional de Cinema Português, faz parte da selecção oficial da 77ª Mostra Internazionale D'Arte Cinematografica La Biennale di Venezia 2020, que decorre de 2 a 12 de Setembro.  

O filme integra a secção Orizzonti que se debruça sobre trabalhos que representam as últimas tendências estéticas e expressivas do cinema internacional. Esta secção tem um foco particular em filmes de estreia, com características independentes e jovens talentos ainda não estabelecidos.

Na sua nota de intenções a realizadora diz que "a ideia de que vivemos como indivíduos livres nunca me pareceu verdadeira. A nossa dependência crónica do trabalho e a insegurança sentida por tantos é uma realidade que o cinema deve representar e quero que meus filmes contribuam para isso. The Shift é o retrato dessa dependência a partir da perspectiva de uma jovem mulher que vê a sua vida descarrilar num instante sem que possa fazer nada para o evitar."


Laura Carreira é uma escritora e realizadora portuguesa, natural do Porto e a residir na Escócia. Concluiu o curso de Comunicação Audiovisual na Escola de Artes António Arroio, em Lisboa, e licenciou-se em Realização na Universidade de Edimburgo.
A sua primeira curta-metragem, 'Red Hill', foi seleccionada para vários festivais de cinema internacionais e considerada uma das sete melhores curtas-metragens presentes no Festival Internacional de Clermont-Ferrand 2019 pela revista internacional de cinema Sight & Sound. O filme foi premiado com o New Visions Award no 73º Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, nomeado para os BAFTA Scotland Awards de 2019 como 'Melhor Curta Metragem' e para os BIFA Awards de 2019. Ainda em 2019, Laura Carreira foi escolhida para integrar a residência de escrita BellRock onde está a trabalhar na sua primeira longa-metragem.

Sinopse 

Anna, uma trabalhadora temporária, passeia o cão de manhã antes de ir às compras. Vagueia pela secção de produtos com desconto do supermercado, tentando encontrar os mais acessíveis. À medida que se aproxima da caixa, a agência liga; perdeu o turno. The Shift procura capturar a condição vulnerável de um trabalhador temporário e revelar as consequências imediatas da distância perigosamente curta e sempre presente que separa emprego e pobreza, segurança e tumulto.