Numa altura em que as viagens estão limitadas devido ao actual contexto mundial, o Museu do Oriente convida três fotógrafos de viagem a partilharem as suas experiências na conferência “A viagem e o eterno retorno” que se realiza no dia 11 de Novembro, quarta-feira, às 18.00, com entrada gratuita.
Uma viagem nunca é uma viagem só, mas o somatório de tudo o que levamos, o que deixamos, o que somos ou mesmo o que deixámos de ser. É nesta base, mas de diversas formas, que assentam as experiências únicas de cada um dos fotógrafos que, nesta conferência, partilham as suas visões e relações das viagens que fizeram e os impactos na sua vida e nas vidas de quem, através das suas histórias, continuam a influenciar e a inspirar por todo o mundo.
Nuno Lobito conta com um vasto currículo que inclui um périplo por todos os países do mundo, concluído a 11 de Novembro de 2011 (11/11/11). Trabalha actualmente em televisão, rádio, imprensa escrita, leciona e orienta workshops de viagens em Portugal e no estrangeiro, e continua a viajar e a fotografar no seu estilo singular, marcado pela forma de lidar com o que fotografa e quem.
Mais do que a vontade de se misturar com os cheiros, culturas e tradições, é a enormíssima necessidade de conhecer que move Carolina Almeida Cruz. No seguimento de algumas das suas viagens mais marcantes, decidiu criar SAPANA, uma organização para o empoderamento humano, em Portugal e um pouco por todo o mundo.
Bruno Neto tem 18 anos de trabalho humanitário e de cooperação, em 35 países, com intervenções de longo termo no Médio Oriente, América Central, Europa e Ásia. Com sete anos de trabalho em Saúde Pública em África, chefiou diversas missões nos diferentes continentes no sector público, privado e Não Governamental. Foi distinguido, em 2015, pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem Nacional Honorífica da Liberdade, com o título de Cavaleiro.
A conferência “A viagem e o eterno retorno” tem transmissão live streaming na página de Facebook do Museu do Oriente em facebook.com/museudooriente.