Dia 29 de outubro, em parceria com o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana, há memórias do clube e da cidade para descobrir em mais um passeio cultural e premiado do Museu, conduzido pelo historiador Joel Cleto
A quarta visita na cidade da edição de 2022 da Rota do Dragão continua a assinalar o centenário do emblema utilizado pelo FC Porto desde 1922 e é mais uma novidade nas viagens ao passado e na procura por dragões que fazem parte da memória portuense e portista.
O historiador Joel Cleto conduz este passeio sempre original e surpreendente, visitando o Quartel do Carmo, onde se localiza o Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana – um dos parceiros essenciais da Rota do Dragão 2022 – e percorrendo uma parte do centro histórico do Porto até à Praça Guilherme Gomes Fernandes, onde se realizaram as primeiras assembleias gerais do clube.
Em novembro (dia 13), a Rota do Dragão regressa à exposição permanente do Museu Futebol Clube do Porto. O centenário do emblema portista também vai estar em evidência quando Joel Cleto explorar o tema ‘O FC Porto na 1.ª viagem aérea entre a Europa e a América do Sul’, aventura protagonizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, heróis portugueses da aviação internacional e Sócios Honorários do clube.
Prémio Informação Turística pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), Rota do Dragão é um projeto do Museu FC Porto e Joel Cleto, desenvolvido desde 2014 sob princípios de inovação, qualidade e evolução na descoberta, compreensão e partilha da história, dentro do Museu ou na cidade, mas sempre no coração do Porto e com um caráter surpreendente associado a cada visita. A participação é limitada e aconselha-se inscrição prévia – saiba mais em www.museufcporto.pt.