segunda-feira, 24 de outubro de 2022

O primeiro SUV desportivo elétrico da Mercedes-AMG



A Mercedes-AMG apresenta o EQE SUV, outro marco importante na sua estratégia de eletrificação – o primeiro SUV totalmente elétrico da marca de automóveis desportivos. Com um interior versátil e uma cadeia cinemática orientada para o elevado desempenho, é o modelo elétrico mais versátil do portfólio de modelos da Mercedes-AMG. O novo modelo também oferece amplo espaço para passageiros e bagagem. Tal como o AMG EQS e o AMG EQE, o AMG EQE SUV é baseado na plataforma elétrica da Mercedes-EQ. Os dois potentes motores elétricos e o sistema de tração integral totalmente variável formam a base para a experiência de condução dinâmica característica da AMG. Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-AMG também projetaram muitos outros parâmetros de forma independente. Estes incluem a suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com Sistema de Amortecimento Adaptativo, o eixo traseiro direcionável e o AMG ACTIVE RIDE CONTROL – um sistema de controlo de estabilidade da carroçaria específico da AMG. Acrescentam-se ainda o sistema AMG SOUND EXPERIENCE e o design exterior e interior com detalhes da Mercedes-AMG. Estão disponíveis duas versões do novo SUV desportivo: a versão de entrada na gama, o Mercedes-AMG EQE 43 4MATIC (consumo de energia em ciclo combinado (WLTP, provisório): 25.1-22.0 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP, provisórias): 0g/km)[1] e o ainda mais desportivo Mercedes-AMG EQE 53 4MATIC+ (consumo de energia em ciclo combinado (WLTP, provisório): 27.8-22.6 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP provisórias): 0 g/km)1.

Design exterior com funcionalidades características da AMG

O design exterior é caracterizado pelas superfícies de dimensões generosas, a menor quantidade de juntas entre painéis e as transições contínuas. As proporções dinâmicas realçam o caráter desportivo. Muitos elementos característicos da AMG garantem um elevado reconhecimento e ajudam a reforçar a imagem da marca. Estes incluem a grelha do radiador em painel preto específico da AMG com aletas verticais cromadas estampadas, a estrela Mercedes e a inscrição "AMG". Uma nova característica é a insígnia específica da Marca no capot com o emblema AMG ao invés da estrela Mercedes. Outra característica da secção dianteira é o para-choques dianteiro específico da AMG pintado na cor da carroçaria, com asa A em preto brilhante e um revestimento cromado. O mesmo visual caracteriza o repartidor dianteiro em preto brilhante com splits aerodinâmicos e aletas nas entradas de ar simuladas. Os difusores de ar em preto brilhante nos lados esquerdo e direito conferem o efeito de cortina de ar, que orienta o ar em torno das rodas dianteiras de forma simplificada. Os faróis DIGITAL LIGHT de série integram uma projeção específica da AMG quando o automóvel é aberto e fechado.

Nas laterais, os revestimentos dos guarda-lamas específicos da AMG na cor da carroçaria e os manípulos das portas perfeitamente integrados conferem um toque de elegância. Acrescentam-se ainda as jantes de liga leve AMG aerodinamicamente otimizadas, de 21 ou 22 polegadas. O para-choques traseiro na cor da carroçaria, com difusor aerodinamicamente otimizado e aletas longitudinais, bem como os farolins traseiros com desenho em forma de hélice complementam a aparência dinâmica.

Design interior com um toque particularmente desportivo

O interior também é dominado por características AMG que definem o estilo. Aqui os novos modelos oferecem um ambiente desportivo, incluindo os bancos com desenho específico e revestimento especial em pele sintética ARTICO com microfibra MICROCUT e pesponto vermelho. Em alternativa, o revestimento dos bancos em pele Nappa está disponível como opção, também com desenho específico da AMG. Adicionalmente, a insígnia AMG nos encostos dos bancos dianteiros e os emblemas AMG estampados nos apoios de cabeça dianteiros realçam a identidade da marca. O modelo inclui inúmeros equipamentos que realçam o estilo distintivo do interior:

·       Painel de instrumentos e frisos centrais em pele sintética ARTICO na cor cinza espacial, com granulado NEOTEX e pesponto vermelho

·       Painéis centrais das portas e transição desde a consola central até ao painel de instrumentos em microfibra MICROCUT preta, com pesponto vermelho

·       Volante AMG Performance com revestimento em pele Nappa, secção inferior achatada, revestimento perfurado nos apoios das mãos, patilhas em alumínio para regular os vários níveis de recuperação de energia e botões para a atribuição individual das regulações específicas AMG

·       Pedais desportivos AMG, tapetes AMG e painéis de proteção das embaladeiras das portas com inscrição "AMG" (iluminados com revestimento permutável)

O volante AMG Performance, com o seu design atraente e os botões perfeitamente integrados, combina harmonia visual com leveza. O aro do volante, que é achatado na secção inferior e revestido em pele Nappa, pode ser equipado opcionalmente com aquecimento. Os botões táteis do volante AMG de série impressionam com imagens brilhantes. Isto permite controlar funções de condução importantes como os modos de condução, sem retirar as mãos do volante. Podem ser selecionados diretamente vários parâmetros. Os menus no botão esquerdo do volante podem ser complementados individualmente, trocados ou reduzidos. Para esta finalidade, existe uma lista no display central ou no opcional Hyperscreen com mais de 15 opções de informação e configuração que podem ser selecionadas diretamente para os botões do volante.

Hyperscreen opcional com funções específicas da AMG e display para o passageiro

Ambos os novos modelos podem ser opcionalmente equipados com o inovador MBUX Hyperscreen. Este display em vidro curvo de grandes dimensões estende-se desde o pilar A ao pilar A do lado oposto. Estão instalados três displays atrás de uma única superfície de vidro que aparentam formar um único display. Com o software adaptativo, o MBUX adapta-se completamente ao seu utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, de conforto e do veículo. Com a camada zero, as principais aplicações são sempre apresentadas em função da situação e do contexto, no nível superior no campo de visão.

Na Europa e na China, também é permitido apresentar conteúdos dinâmicos durante a condução. Portanto é possível visualizar filmes, mensagens de texto ou apresentações, e ainda navegar na Internet sem restrições. Isto foi possível através da "função de branqueamento", que impede que o condutor visualize o conteúdo. Mas mesmo sem conteúdo dinâmico, o display do passageiro continua a ser uma fonte de atração com a nova proteção de display específica da AMG.

O MBUX oferece uma gama de funções adicionais da AMG que realçam o carácter de elevado desempenho. Isto é particularmente verdade no que diz respeito aos distintivos displays no painel de instrumentos, bem como no display central e no head-up display. O rápido acesso aos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT é fornecido pelo correspondente botão de específico na consola central.

O formato de som Dolby Atmos® coloca a experiência sonora no EQE SUV num novo patamar, em combinação com o sistema de som surround 3D Burmester®. Os instrumentos ou as vozes individuais da mistura de estúdio podem ser posicionados em torno da área de audição. Desta forma é possível um novo tipo de animação sonora: isto porque, enquanto os sistemas estéreo convencionais normalmente possuem uma dinâmica lateral, o Dolby Atmos® pode utilizar toda a gama e criar uma experiência de som a 360 graus.

Com a integração da plataforma de entretenimento digital premium da ZYNC, uma empresa especializada da Califórnia, os clientes podem usufruir de uma experiência de entretenimento digital harmoniosa. As vantagens do Hyperscreen são totalmente exploradas. Através da ZYNC, os clientes podem aceder a uma ampla gama de serviços de streaming mundiais ou locais. A plataforma da ZYNC dedica-se exclusivamente a criar experiências de entretenimento e é integrada harmoniosamente com o hardware e os sistemas operativos Mercedes-Benz. Isto permite reforçar a experiência audiovisual, a interação e a facilidade de utilização. A ZYNC fornece streaming de vídeo, conteúdos personalizados, experiências interativas, programas de vídeo locais, desporto, notícias, jogos e muito mais através de uma única interface de utilizador.

O conceito de cadeia cinemática orientada para o elevado desempenho com dois motores elétricos

Ambos os novos modelos Mercedes-AMG EQE SUV oferecem um conceito de cadeia cinemática orientada para o elevado desempenho com dois motores elétricos. A potente cadeia cinemática elétrica (eATS), com um motor elétrico em cada eixo, também proporciona tração integral totalmente variável, que transmite otimamente a força motriz ao asfalto em todas as condições de condução. A gama de potência varia desde 476 CV no EQE 43 4MATIC até 687 CV no EQE 53 4MATIC+, com o opcional pack AMG DYNAMIC PLUS com função de potência suplementar. O binário máximo varia desde 858 até 1000 Nm.

Os motores elétricos AMG nos eixos dianteiro e traseiro são do tipo motor síncrono de excitação permanente. A ênfase no desempenho já é evidente nos valores de potência e de binário. Além disso, os motores elétricos são caracterizados por um ótimo equilíbrio entre aumento de potência, eficiência e baixo ruído. Os motores elétricos do EQE 43 4MATIC SUV integram afinação e controlo específicos da AMG. O EQE 53 4MATIC+ SUV está equipado com motores elétricos específicos da AMG com enrolamentos adaptados e núcleos laminados diferentes que suportam intensidades de corrente superiores e um inversor específico. Isto permite atingir maiores rotações do motor e desta forma mais potência, que é particularmente notável durante a aceleração e à velocidade máxima.

O motor elétrico no eixo traseiro é particularmente potente graças às seis fases, sendo constituído por dois enrolamentos, cada um com três fases. O estator com enrolamentos de atração assegura um campo magnético particularmente forte.

A acrescentar a isto está o conceito de gestão térmica altamente eficiente, que permite repetidas manobras de aceleração com uma potência continuamente elevada. A peça central do design sofisticado é a designada lança de água no veio do rotor, que o arrefece. Outros elementos de arrefecimento específicos da AMG no circuito de arrefecimento incluem as aletas especiais de dissipação do calor no estator e a estrutura de aletas em forma de pinos no inversor, que é construída em cerâmica de elevado rendimento. Além disso, está instalado um permutador de calor do óleo da caixa de velocidades: além de ser arrefecido, o óleo também é pré-aquecido durante o arranque a frio para aumentar a eficiência.

Sistemas de tração integral AMG Performance 4MATIC e 4MATIC+ totalmente variáveis

A potência dos motores é transferida para o asfalto através do sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC (EQE 43) ou 4MATIC+ (EQE 53), de série. O sinal "+" na designação 4MATIC+ representa não só o sistema de tração integral totalmente variável equipado no EQE 43 e no EQE 53, mas também todo o desempenho e o dinamismo adicionais que o EQE 53 proporciona. Em ambos os modelos, o sistema distribui continuamente o binário entre os eixos dianteiro e traseiro em função da situação de condução: comparativamente a um sistema de tração integral mecânico, o sistema específico de uma cadeia cinemática elétrica assegura uma resposta significativamente mais rápida. O binário é controlado a uma frequência de 160 ciclos por minuto e ajustado se necessário. A distribuição do binário depende do modo de condução selecionado: no programa "Comfort" é dada ênfase à máxima eficiência, enquanto nos programas "Sport" e "Sport+" a distribuição do binário é realizada tendencialmente para o eixo traseiro privilegiando uma maior dinâmica lateral.

Suspensão AMG RIDE CONTROL+ com Sistema de Amortecimento Adaptativo

A suspensão AMG RIDE CONTROL+ com suspensão pneumática e Sistema de Amortecimento Adaptativo é constituído por uma suspensão independente de quatro braços no eixo dianteiro, suspensão independente multi-link no eixo traseiro, cada uma otimizada com suportes de roda específicos da AMG, braços de suspensão e barras estabilizadoras com rigidez superior. Em termos de estrutura básica, corresponde à suspensão do AMG EQS e do AMG GTde quatro portas, mas a sua configuração foi adaptada para o AMG EQE SUV. O suporte do eixo traseiro está ligado à carroçaria através de apoios com uma rigidez superior em 50 % e uma menor folga no apoio por forma a ser obtida uma ligação ainda mais direta à estrada. Os engenheiros da AMG afinaram especificamente todos os componentes para cumprir os requisitos especiais dos clientes da Mercedes-AMG. Isto aplica-se ao conforto de condução e também à dinâmica de condução.

O Sistema de Amortecimento Adaptativo utiliza duas válvulas limitadoras de pressão. Estas válvulas de controlo continuamente variável, localizadas no exterior do amortecedor, permitem ajustarrigorosamente a força de amortecimento às diferentes condições de condução e aos modos de condução: uma válvula controla a fase de retorno, ou seja, a força de extensão, enquanto a outra válvula controla a fase de compressão. As fases de retorno e de compressão são controladas independentemente uma da outra. Esta tecnologia permite aumentar o conforto e também tornar a dinâmica de condução ainda mais desportiva.

A unidade de controlo da suspensão analisa os dados – incluindo os dados dos sensores de aceleração e de curso das rodas – ajusta a força de amortecimento de cada roda em frações de segundo para adaptar a suspensão à situação. Os engenheiros de desenvolvimento da AMG conseguiram aumentar significativamente a diferença entre performance e conforto. Entre outros fatores, através do aumento da diferença entre as forças de amortecimento mínima e máxima, e também de uma flexibilidade ainda maior do mapeamento das características. Através da utilização de duas válvulas de ajuste, a força de amortecimento pode ser ajustada em todo o espectro de vibrações da roda. Graças ao design especial das válvulas, o amortecedor reage rápida e sensivelmente às irregularidades da superfície da estrada e às condições de condução.

A eficiência também se alimenta do controlo inteligente da distância ao solo, permitindo uma melhor aerodinâmica e um menor consumo de energia. Nos modos de condução S e S+, os modelos Mercedes-AMG EQE SUV apresentam uma distância ao solo mais baixa (-15 mm) a partir dos 0 km/h. No modo de condução C, o controlo da distância ao solo é realizado em função da velocidade, baixando a distância ao solo a partir dos 120 km/h e aumentando a uma velocidade inferior a 80 km/h.

Os pneus especiais, que foram especificamente adaptados aos requisitos dos automóveis desportivos AMG totalmente elétricos, também contribuem para o elevado potencial dinâmico. Entre os vários fornecedores, importa mencionar o pneu MICHELIN Pilot Sport EV MO1 que foi especificamente projetado para os veículos desportivos totalmente elétricos. Está disponível em combinação com jantes de 21 ou 22 polegadas e caracteriza-se pela baixa resistência ao rolamento combinada com níveis de aderência extremamente elevados em estrada molhada e seca.

Com eixo traseiro direcionável de série

Ambos os modelos Mercedes-AMG EQE SUV estão equipados com eixo traseiro direcionável de série. O ângulo da direção de até 9 graus promove um comportamento ágil e permite um diâmetro de viragem de 10.9 metros. A interação entre as direções dos eixos dianteiro e traseiro foi concebida para fornecer uma resposta rápida com o mínimo esforço aplicado ao volante durante a condução em zonas urbanas ou rurais. Até à velocidade de 60 km/h, as rodas traseiras são direcionadas para o lado oposto ao das rodas dianteiras. Como resultado, o Mercedes-AMG EQE SUV é ágil e leve. O efeito é particularmente benéfico em curva, durante uma mudança de direção rápida ou em manobras lentas. A uma velocidade superior a 60 km/h, as rodas traseiras são direcionadas para o mesmo lado das rodas dianteiras. A resultante distância entre eixos, virtualmente alargada, proporciona uma maior estabilidade e segurança de condução a alta velocidade e durante mudanças rápidas de faixa de rodagem ou manobras de desvio repentinas.

Ao invés de utilizar barras estabilizadoras convencionais, o controlo de estabilidade ativo da carroçaria no AMG EQE 53 4MATIC+ SUV compensa os movimentos da carroçaria por meio eletromecânico. Para esta finalidade, as barras estabilizadoras nos eixos dianteiro e traseiro estão divididas em dois componentes. No centro encontra-se um atuador eletromecânico no qual está integrado um sistema de satélites de três fases. Se a superfície da estrada for irregular, o atuador separa ativamente as meias barras estabilizadoras, aumentando desta forma o conforto de condução. Durante uma condução dinâmica, as meias barras estabilizadoras são unidas uma à outra. Isto permite reduzir significativamente o adornamento da carroçaria. Por forma a satisfazer os elevados requisitos de desempenho da Mercedes-AMG, o sistema utiliza um sistema elétrico de bordo adicional de 48 V. Os engenheiros de desenvolvimento da AMG redesenharam a secção traseira do veículo para acomodar o sistema de controlo de estabilidade da carroçaria.

Vantagens do controlo de estabilidade eletromecânico da carroçaria:

·       Maior intervalo entre conforto e performance comparativamente a uma solução mecânica

·       Compensa precisamente os movimentos da carroçaria. Mesmo nas situações de elevada dinâmica próximas dos limites físicos, o comportamento permanece precisamente controlável e direto.

·       Não só reduz o adornamento da carroçaria em curva, como também permite uma afinação mais precisa do controlo em curva e das características da variação da carga.

·       Melhora o conforto de condução em linha reta pois os impactos das irregularidades da estrada num lado do veículo são compensados.

·       Resposta significativamente mais rápida comparativamente aos sistemas hidráulicos

·       Menor peso dos componentes quando comparado com soluções hidráulicas.

Para uma experiência de condução personalizada: modos de condução AMG DYNAMIC SELECT

As características de comportamento do veículo podem ser alteradas pelo condutor com um simples toque num botão para se adaptarem à respetiva situação ou às suas preferências. Isto é possível através dos cinco modos de condução "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual" da função AMG DYNAMIC SELECT. Os modos de condução abrangem um amplo espectro, desde um conforto particularmente elevado até uma desportividade mais acentuada. Parâmetros importantes como as características da cadeia cinemática e da entrega de potência, a configuração da suspensão, as características da direção e a experiência de som AMG, entre outros, foram modificados para se adequarem ao modo de condução selecionado. A máxima potência de propulsão pode ser solicitada no modo de condução Sport+, ou em todos os modos de condução quando o pedal do acelerador é pressionado totalmente. Noutros modos de condução (exceto Sport+), a potência máxima é ajustada para aumentar a eficiência e reduzir o consumo de energia.