segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Guia prático para aprender a ser um bom humano



Todos (ou quase todos) achamos que respeitamos os outros, sabemos ouvir e somos simpáticos, entre outras características que fazem de nós ótimas pessoas. Porém… na atualidade, há uma nova espécie de humanos. Em Como Não Ser Uma Besta-quadrada – Um guia para o mundo moderno, a autora, Meghan Doherty, leva-nos numa viagem pelo fantástico mundo dos indivíduos rudes que furam filas, dizem mal dos outros nas costas, escutam áudios em público com o volume no máximo e outras indelicadezas.

Sempre salpicado com humor, este livro é um guia de boas maneiras para ser efetivamente um bom humano.

Desde o comportamento nas relações, em casa, na escola ou no trabalho, na Internet, nos sites de encontros e nos tempos livres até à postura no trânsito, a autora e ilustradora apresenta-nos uma série de atitudes que valorizam o outro e evitam que nos transformemos numas bestas-quadradas. São ensinamentos preciosos, ilustrados com imagens para que fique tudo bem claro. Seguem-se alguns exemplos:

  • «Sempre que se cruza com alguém - seja a atravessar um bloco de gelo na Antártica, seja a passar numa rua mais movimentada do seu bairro -, é sempre simpático dizer um “Olá”.»
  • «Quando der por si a discordar de alguém, comece por respirar fundo e perguntar a si mesmo: “Será que vale mesmo a pena discutir por causa disto?”.»
  • «Expressões como por favor e obrigado são como pós de perlimpimpim. Dão-nos o poder de alegrar o dia de alguém.»
  • No trabalho, «se está atrasado, atrasado está. O motivo não interessa. Peça desculpa e ponha mãos à obra».

Sobre a Autora

Meghan Doherty é uma ilustradora e designer independente, cujo trabalho pode ser encontrado em títulos como Super Pop! Pop Culture Top Ten Lists To Help You Win at Trivia; Survive in the Wild e Make it Through the Holidays (Zest Books, 2013) e em sites e cartazes de diversos clientes. Foi colaboradora da revista digital Brokelyn.com. Vive em Brooklyn, Nova Iorque.