sexta-feira, 6 de setembro de 2024

«Aprender a Ser»: As competências essenciais para jovens mais capazes e felizes



A Contraponto publica, a 19 de setembro, Aprender a Ser, o primeiro livro de Sottomayor, formadora com certificação internacional e fundadora da Associação Portuguesa de Coaching Infantojuvenil.  

Numa abordagem próxima, e através de vários exercícios práticos, para se fazer individualmente ou em família, em Aprender a Ser, a autora, que já acompanhou centenas de crianças e famílias, mostra não só como potenciar as competências dos jovens mas também como trabalhar e melhorar as dinâmicas familiares. 

Apesar de as crianças e jovens de hoje dominarem as tecnologias, lerem fluentemente em inglês e serem excelentes nas atividades extracurriculares, muitos enfrentam dificuldades em áreas fundamentais como a comunicação, a resolução de problemas, a autoestima, a criatividade e o trabalho em equipa. Estas competências emocionais e sociais, conhecidas como «human skills», são essenciais ao longo de toda a vida e não são só as crianças que precisam de as desenvolver. Neste Aprender a Ser, tal como refere a prefaciadora Helena Águeda Marujo, a autora «leva-nos a este balanço de educar para a intimidade e para a independência, para a beleza e para a resiliência, para a individualidade e para o coletivo, onde cabe sempre o aprender». 

Sobre a Autora

Pouco depois de ser mãe, Inês Sottomayor foi procurar novas ferramentas para lidar com os desafios da parentalidade, uma incursão que a levou a deixar a Arquitetura e a mudar de carreira. Nesse sentido, acabou por fazer várias formações, nomeadamente uma pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), uma certificação em Neurociência, e vários cursos na área pedagógica, que a levaram a ser pioneira em Portugal na utilização de metodologias de coaching específicas para crianças e jovens. 

Oradora em palestras, mentora especializada, formadora em workshops nas escolas, empresas, bibliotecas e centros desportivos, e facilitadora de grupos de apoio, Inês Sottomayor, que tem uma empresa em nome próprio, já acompanhou centenas de famílias, crianças e jovens, ajudando-os a trabalhar o seu potencial e a encontrar dinâmicas mais equilibradas e felizes.