quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Estreias de cinema de 12 de Setembro de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Jogo de Assassinos

Charlie Swift (Piece Brosnan) é um assassino contratado e alguém que consegue resolver qualquer imbróglio para Stan (James Caan), um chefe da máfia, já há mais de duas décadas. Quando Stan e toda a sua equipa é assassinada, Charlie, o único sobrevivente, decide vingar-se com a ajuda de Marcie Kramer (Morena Baccarin), que por sua vez é a ex-mulher de uma das vítimas dele. Um "thriller" de acção do australiano Phillip Noyce (“O Coleccionador de Ossos”, “Salt”, “O Americano Tranquilo”) que marca a derradeira aparição de James Caan, falecido em 2022, no cinema. É baseado num livro de Victor Gischler publicado em 2001.



Bad Genius - Os Génios da Cábula

Em 2017, Nattawut Poonpiriya assinou, na Tailândia, um "thriller" sobre um esquema de copianço em exames que ganha contornos megalómanos, centrado numa aluna excepcional. Foi o filme tailandês mais bem sucedido de sempre em termos internacionais. Agora, esse filme ganha um “remake” americano, assinado por  J.C. Lee, que fez currículo na televisão, em séries como "Looking", "How to Get Away With Murder" ou The Morning Show, e co-escreveu o filme de 2019 "Luce", de Julius Onah baseado na sua própria peça de teatro. Onah é o co-argumentista de Lee neste filme, que, como o original, gira à volta de um grupo de finalistas de liceu que decidem juntar-se para lutar contra o sistema de entrada na faculdade, que crêem ser corrupto. Com Taylor Hickson, Jabari Banks, Sarah-Jane Redmond, Callina Liang, Benedict Wong e Tina Grant.



100% Lobo

A família de Freddy Lupin é de lobisomens. Seria de esperar, quando chegasse aos 14 anos, que a sua transformação corresse como a dos seus familiares. O problema? Transforma-se, afinal, num caniche. Caso não consiga prova que é mesmo um lobo a sério, poderá ser banido para sempre... É esta a premissa deste filme de animação australiano assinado por Alexs Stadermann e baseado no livro homónimo escrito por Jayne Lyons em 2009.