Em fevereiro, o Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, celebra o seu 75.º aniversário com uma programação especial que inclui música, teatro, cinema, visitas performativas e um regresso a 1950, com a apresentação do filme “Inconquistáveis” (“Unconquered”), de Cecil B. DeMille, que integrou o programa inaugural do equipamento cultural.
O programa das celebrações começa a 6 de fevereiro com a peça “Concerto em Só”, onde uma orquestra se vê reduzida a um só elemento, que nem é bem músico. Dois dias depois, no sábado, é apresentado “La Jetée”, um filme concerto onde Filipe Melo e João Pereira recriam o universo sonoro da emblemática obra do realizador Chris Maker. A narração está a cargo da atriz Beatriz Batarda. Passando para a música, na noite de 13, há o café-concerto com João Couto e a 15 de fevereiro, Ana Moura regressa ao Cineteatro Alba com uma nova musicalidade, mais plural, que ficou bem espelhada no disco “Casa Guilhermina”. O concerto assinala ainda as comemorações dos 190 anos da Fundação do Concelho. No dia seguinte, pelas 18h00, será exibido o clássico de 1947, “Inconquistáveis”, com Gary Cooper e Paulette Goddard.
O teatro regressa a 22 de fevereiro com a comédia “Tenho um papel para ti”. Ana Guiomar, Sílvia Rizzo, Carlos M. Cunha e Eduardo Madeira são os atores que, apenas no próprio dia, terão acesso ao texto que deverão representar em palco. Como é que se irão safar?
Nas noites de 6, 13 e 20 de fevereiro, antes dos espetáculos no Café-Concerto, vão ser dinamizadas três visitas performativas – encenadas, musicadas e dançadas – que propõem um novo olhar e um roteiro criativo pelos diferentes espaços do Cineteatro Alba. Neste percurso, será ainda possível admirar os novos elementos da Exposição Permanente 1950 – 2025, que englobará momentos chave dos últimos 75 anos.