segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

“Wanderer Songs” Uma envocação de José Afonso no século XXI



O novo projeto “Wanderer Songs (Cantares do Andarilho)” irá apresentar-se ao vivo, a 22 de janeiro, na prestigiada Casa da Música, no Porto e, seguidamente, a 23 de janeiro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

Nascido de um convite a diversos artistas contemporâneos “Cantares do Andarilho” ou “Wanderer Songs”, como é conhecido internacionalmente, é um projeto de re-interpretação artística do repertório musical de José Afonso, inspirado no histórico concerto que o músico realizou no Coliseu de Lisboa, em Janeiro de 1983.

Estas re-interpretações das emblemáticas canções de José Afonso foram artisticamente preparadas durante abril de 2024, através de uma residência artística no Teatro Faialense, nos Açores, que contou com a participação de diversos artistas, portugueses e estrangeiros: o Diretor Musical Tiago-Correia Paulo, P.S. Lucas, Lavoisier, Selma Uamusse, Nacho Vegas, os músicos Augusto Macedo e Diogo Sousa e ainda Nástio Mosquito e Vic Pereiró nos audiovisuais, conferindo às canções um prestígio e elegância adicionais, resultantes das imagens projectadas nos concertos, dos vídeos e da sua indumentária.
 
Partindo do alinhamento desse espetáculo, com base na tradição mas também na inovação musical que já fazia parte da abordagem de José Afonso à sua música, “Cantares do Andarilho” aporta ainda a modernidade e a elegância, por intermédio de um novo espectáculo audiovisual inovador, numa invocação artística de José Afonso no século XXI.
 
“Venham Mais Cinco”, é o single de apresentação do projeto “Wanderer Songs”, foi gravado no Canoa Studios, por Nelson Canoa, misturado por Shuta Shinoda (Hot Chip, Spiritualized, GhostPoet) e masterizado por John Webber nos Air Studios em Londres.

22 de janeiro, na Casa da Música e 23 de janeiro, no Tivoli BBVA, irão ser, com toda a certeza, dois concertos imperdíveis, onde o público do Porto e de Lisboa terá ocasião de re-visitar o repertório de José Afonso, à luz de uma abordagem diferente, levada a cabo por alguns dos mais talentosos nomes da nova música popular de expressão portuguesa.