sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

"Entradas e Saídas", biografia de Michael Richards, actor que foi Kramer em Seinfeld



A Casa das Letras edita na próxima terça-feira, 21 de janeiro, "Entradas e Saídas", a biografia do actor que deu corpo e alma a uma das mais notáveis e adoradas personagens televisivas alguma vez inventadas: o Kramer de Seinfeld. Michael Richards, vencedor de três prémios Emmy, partilha os medos e sucessos da vida real: "A fama aumentou as minhas inseguranças. Nunca me senti digno.”

Com prefácio de Jerry Seinfeld e Jay Leno. o actor aborda os comentários racistas que lhe custaram a carreira em 2006 durante uma actuação de "stand up comedy". Antes recua até à infância, educado por uma mãe solteira, ao tempo que passou no Exército, e à fama que Seinfeld lhe trouxe, revelando na biografia que lhe foi diagnosticado um cancro da próstata em 2018.

"O cabelo, tão essencial, simboliza o irracional que foi, é e sempre será, a característica subjacente não apenas de Kramer, mas da própria comédia. Esse espírito aparentemente sem sentido tem percorrido o meu corpo desde a infância. Estou sob a sua todo-poderosa influência desde o dia em que vim a este mundo. Sentia tudo isso dentro de mim, especialmente a comédia física, os movimentos do corpo, tão bizarros e indignos, onde eu esbarrava em coisas, derrubava coisas, atrapalhava situações e muitas vezes acabava de rabo no chão. Este livro é um hino ao irracional, ao espírito sem sentido que quebra o todo em pedaços, uma reflexão sobre as dificuldades aparentemente absurdas que se intrometem em todos nós. É o erro inevitável que não esperávamos. Está em todo lugar onde vou. Está na minha maneira de ser, tanto claro quanto escuro, bom e não tão bom. É a minha vida."

«O que quer que seja engraçado, é o que o Kramer seria. Algumas coisas foram pensadas por nós, mas muitas foram inspiradas pelo que vimos na maravilha que é o próprio Michael. Era esse o génio cómico único que Michael tinha. Só ele conseguia elevar-se, mergulhar e entreter tão facilmente com esta liberdade. Sinto que eu e o Michael estaremos sempre no fim do corredor, a viver ao lado um do outro para sempre.» Jerry Seinfeld

«Na tradição de Buster Keaton, Harold Lloyd e Charlie Chaplin, Michael Richards é um dos grandes comediantes do nosso tempo. A primeira vez que o vi, reservei-o imediatamente para o Tonight Show. “O que é que eu faço?”, perguntou ele. “Tenho a certeza de que te vais lembrar de alguma coisa”, respondi, e ele cumpriu. Todos sabemos que o Michael tem piada, e o seu livro diz-nos porquê.» Jay Leno.