No dia 16 de janeiro, a Filmin estreia dois documentários em exclusivo: Hollywoodgate de Ibrahim Nash'at e Westwood: Punk, Ícone, Activista, de Lorna Tucker.
Em Hollywoodgate o cineasta Ibrahim Nash'at, arrisca a sua vida ao acompanhar os Talibãs na tomada de uma base militar americana abandonada no Afeganistão. Uma visão arrepiante e inesquecível do poder das armas.
Imediatamente após a retirada dos EUA do Afeganistão, os talibãs ocuparam o complexo “Hollywood Gate”, supostamente uma antiga base da CIA em Cabul. Os Talibãs encontraram inúmeros aviões, armas e peças de equipamento militar.
Ao longo de um ano, o cineasta acompanha o desenvolvimento de “Hollywood Gate” e oferece uma visão autêntica da rápida ascensão dos Talibãs ao poder. Mostra o seu centro de controlo a partir do interior e destaca a forma como se transformam de uma milícia extremista num poderoso regime militar. A co-produção germano-americana consegue expor de forma inteligente os jogos de poder e de propaganda dos líderes talibãs. Ao mesmo tempo fascinante e irritante, este é um documentário que deixa uma impressão indelével.
Lorna Tucker faz uma homenagem íntima e comovente à grande artista da moda Vivienne Westwood, um dos verdadeiros ícones culturais do nosso tempo com o documentário Westwood: Punk, Ícone, Activista,
Uma homenagem íntima e comovente à grande artista da moda Vivienne Westwood. Um dos verdadeiros ícones culturais do nosso tempo, que lutou para manter a integridade da sua marca, dos seus princípios e do seu legado num mercado movido pelo consumismo, pelo lucro e pela expansão global.
Desde que iniciou o movimento punk com o seu antigo parceiro e manager dos Sex Pistols, Malcolm McLaren, Vivienne Westwood tem vindo a redefinir a moda britânica há mais de 40 anos e é responsável pela criação de muitos dos estilos mais marcantes do nosso tempo. O filme combina imagens de arquivo, reconstruções cuidadosamente elaboradas e entrevistas com a fascinante rede de colaboradores de Vivienne, levando-nos numa viagem desde a sua infância no Derbyshire do pós-guerra até às passerelles de Paris e Milão.