segunda-feira, 25 de julho de 2016

2.ª semana do Festival das Artes


O dia 25 de Julho é inteiramente dedicado ao Ciclo da Música, com dois concertos no Anfiteatro Colina de Camões. Pelas 18h, o Ensemble de Percussão do Conservatório de Música de Coimbra actua sob o tema “Jovens Músicos Pioneiros”, com um repertório composto especificamente para a vasta família da percussão. Às 21h30, o Cpjazz Collective estreia “Jazz Wonders Suite” – Estórias de Jazz em 7 capítulos, uma viagem recheada de sons, sabores, cheiros e cores que tornearam o jazz ao longo dos tempos.

A 26 de Julho, pelas 11h, “Robotástica – Criação de Universos Fantásticos com Robots” regressa aos jardins da Quinta das Lágrimas. Esta animação multidisciplinar para a infância promete desafiar os mais novos a desenvolver as suas expressões plástica, musical, motora e dramática em torno do tema da robótica. Às 21h, Mário Laginha e a Orquestra Gulbenkian sob a direcção do maestro Pedro Neves exploram os “Pioneiros Nacionais e a Quinta” num concerto que inclui a estreia de Concerto para Piano e Orquestra, uma peça da autoria do pianista, e que termina com a Sinfonia n.º 5, em Dó menor, op. 67 de Ludwig van Beethoven. Pelas 22h30, o Hotel Quinta das Lágrimas recebe a conferência “João de Ruão e a ‘vanguarda’ artística em Coimbra” com Maria de Lurdes Craveiro como oradora convidada.

Quarta-feira, dia 27 de Julho, pelas 21h, o Anfiteatro Colina de Camões acolhe o pianista Evgeni Bozhanov em “Vanguardistas do Piano”, um concerto que inclui obras de Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin e Claude Debussy.

No dia 28 de Julho, pelas 11h, os Jardins da Quinta das Lágrimas recebem mais um workshop, desta feita para pais e filhos. “A Magia do Cabaz” e “Naná – A Cozinheira de Cheiros e Sons” promete levar todos numa viagem à cozinha saudável para brincar, empratar e impressionar. Às 21h, a Orquestra Estágio Gulbenkian regressa ao Anfiteatro Colina de Camões com Chlöe Hanslip no violino e sob a direcção da maestrina da Orquestra Sinfónica Portuguesa, Joana Carneiro, para o concerto “Jovens Músicos de Portugal, Pioneiros na Transmissão da Cultura”. A noite termina com a conferência “Pioneiros da Ciência”, apresentada por Manuel Antunes e Gonçalo Quadros às 22h30 no Hotel Quinta das Lágrimas.

No dia 29 de Julho, outro concerto no Anfiteatro Colina de Camões, pelas 21h, desta feita com a Orquestra Filarmónica Nacional de Jovens da Turquia – TNYPO e o maestro turco Cem Mansur.

A 30 de Julho, Sábado, pelas 16h, a Casa da Escrita recebe o workshop “Escrita: Profecia e Adivinhação” com o escritor Mário Cláudio. Às 18h30, novo passeio a bordo do “Basófias” que se repete no dia seguinte: “Do Swing ao Groove” com o Oirt Trio de Leonor Arnaut, Marcelo Murta e Rui Alvarez. Às 21h no Anfiteatro Colina de Camões, é a vez dos “Jovens Músicos do Canadá, Pioneiros na Transmissão da Cultura” com a Orquestra Nacional de Jovens do Canadá – NYOC, Daniel Hass no violoncelo e o maestro Ward Stare.

Para terminar esta 8.ª edição do Festival das Artes, o programa de Domingo, dia 31 de Julho, volta a levar o público num passeio musical de barco pelo Mondego às 18h30 e encerra no Anfiteatro Colina de Camões com um grupo de músicos provenientes de variadas áreas musicais no concerto “Guitarra Portuguesa na Vanguarda”, com a banda Cordis (Paulo Figueiredo no piano e Bruno Costa na guitarra portuguesa), o Quarteto Arabesco e Edjam, músico que toca saxofones e flauta transversal.