segunda-feira, 18 de julho de 2016

Festival das Artes em Coimbra


A 8.ª edição do Festival das Artes arrancou ontem com a primeira apresentação da exposição “Vandelli e os 4 Pioneiros” no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. 

Hoje, a Universidade de Coimbra/Museu da Ciência, com o apoio da Fundação Inês de Castro, convida o público a descobrir o trabalho de Domenico Vandelli através da exposição “Ex-Libris Vandelli”, na Galeria de História Natural do Colégio de Jesus. A exposição está patente de terça a domingo, das 10h às 18h.  Também neste dia tem início o Ciclo do Cinema comissariado por Pedro Mexia que estará presente, nesta segunda-feira, às 21h30, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, para apresentar “La Jetée”, de Chris Marker, filme considerado como um dos grandes marcos da Nouvelle Vague e uma das melhores curtas metragens de todos os tempos.

Amanha, dia 19 de Julho, as crianças entre os 5 e os 13 anos de idade são desafiadas pela Associação Cultural Camaleão a desenvolver a sua criatividade sobre o tema da robótica com “Robotástica – Criação de Universos Fantásticos com Robots”, uma animação multidisciplinar que se realiza nos dias 19 e 26 de Julho, pelas 11h, nos jardins da Quinta da Lágrimas. No mesmo dia inaugura, pelas 18h, no Edifício Chiado, a exposição “Bohemia – Vida e Morte no Chelsea Hotel”, de Rita Barros, que pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, sábado e domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Às 21h30 o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha volta a acolher o Ciclo do Cinema com “O Lírio Quebrado” de D. W. Griffith.

No dia 20 de Julho, pelas 18h, o Museu Nacional de Machado de Castro convida o público para uma visita comentada por Helena Saldanha à exposição “O Tesouro da Rainha Santa Isabel” – que estará patente até ao dia 2 de Outubro – seguida de um Chá de Rosas. Às 20h30, o Hotel Quinta das Lágrimas acolhe o Ciclo da Gastronomia com o Jantar Gourmet “2 estrelas Michelin cruzam o Atlântico” a cargo dos Chefs dos restaurantes Eleven de Lisboa e do Rio de Janeiro. “Aguirre, a Cólera dos Deuses” de Werner Herzog, encerra o Ciclo do Cinema às 21h30.

A 21 de Julho o Serviço Educativo homenageia Ana de Castro Osório, pioneira na luta pelos Direitos das Mulheres e na Literatura Infantil em Portugal, com duas oficinas de leitura nos Jardins da Quinta das Lágrimas, às 11h e às 18h. Andrew Swinnerton e a Orquestra Clássica do Centro apresentam “O Pai da Sinfonia e Estreias para Oboé” no Anfiteatro Colina de Camões às 21h e, às 22h30 no Hotel Quinta das Lágrimas, que inclui a estreia de uma peça para oboé da autoria de Sérgio Azevedo, Maria José Azevedo Santos é a oradora convidada para apresentar no Ciclo das Conferências, “Dona Isabel de Aragão, Santa e Pioneira ou o Desígnio de um Nome de Mulher”.

Em estreia absoluta no dia 22 de Julho, pelas 21h30, no Anfiteatro Colina de Camões, a peça encomendada pela Fundação Inês de Castro a Diogo Infante, “Palavras que Mudaram a Humanidade”, aprofunda o tema PIONEIROS, central nesta edição do Festival das Artes, através de um recital com excertos de discursos inspiradores que marcaram de forma indelével o rumo da Humanidade.