segunda-feira, 18 de julho de 2016

Festival A Salto


A cidade de Elvas vai acolher a edição zero do Festival A Salto, nos dias 29, 30 e 31 de Julho. Quinze colectivos artísticos vão tomar de assalto diversos locais não convencionais da cidade com projectos criativos que convidam o público a interagir.

A Associação Cultural Umcoletivo apresenta a edição zero do Festival A Salto com o objectivo de celebrar a visão contemporânea do campo ampliado das artes, através da ocupação de espaços não convencionais e de alguma forma subaproveitados.

“Estamos sediados em Elvas desde Novembro de 2015 e detectamos que em Elvas havia necessidade de recuperar disciplinas artísticas e ocupar espaços em desuso”, explica Cátia Terrinca, da Associação Cultural Umcoletivo.

A tomada artística da cidade ocupa uma série de espaços não convencionais, igrejas, associações desportivas e culturais de Elvas, envolvendo comerciantes, moradores e artistas.

Cátia Terrinca explica ainda que os objectivos do festival passam pela “ocupação e visibilidade do património da cidade da Elvas” e “possibilitar o acesso à arte contemporânea dos cidadãos elvenses”, ao mesmo tempo que visa “contribuir para melhorar a oferta turística da cidade, aliada à oferta que a cidade já oferece aos visitantes”.

A associação promete “levantar questões relacionadas com a definição estável da arte, promovendo objectos artísticos transdisciplinares e fronteiriços, bem como actos que expandam a consciência da realidade capturada pelos sentidos.”

Antes do início do festival, nos dias 25, 27 e 29, realiza-se um workshop de desenho e observação no Claustro da Biblioteca Municipal Dr.ª Elsa Grilo, por Diogo Costa, entre as 10:30 e as 13 horas e, no Espaço Alma, Ricardo Guerreiro Campo expõe o seu projecto de artes plásticas “Objetualidades”, que reflecte sobre a relação entre o objecto e o corpo. Nos dias 25 a 28 de Julho, a associação vai estar no Jardim das Laranjeiras, das 10 às 13 horas, com Body Paint, uma jornada de aprendizagem de técnicas de percepção sensorial. Na sede da ARKUS, nos dias 27 e 28 de Julho, realiza-se o teatro de sombras/ atelier de marionetas “Origami” e “Silhuetas”.