O Fado e a religião sempre estiveram intimamente ligados e vários Fadistas têm expresso nas suas palavras as suas convicções religiosas. A completar a programação da edição de 2016 do Caixa Alfama a programação da Igreja de São Miguel e do Adro da Igreja de Santo Estevão e também dois dos espaços mais apreciados pelo público, o Fado à Janela no Largo de São Miguel e no Largo do Chafariz de Dentro.
São inúmeros os fados gravados em honra de Nossa Senhora. A fé ou a espiritualidade, unidas num lugar especial, ressoarão por vozes já conhecidas e por novos fadistas. Os “Fados a Nossa Senhora” por Sérgio Martins, Patrícia Costa, Ana Pinhal e Miguel Xavier, e o “Fado Rezado” com Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto, completam a programação da Igreja de São Miguel juntamente com a já anunciada Maria Ana Bobone.
No Adro da Igreja de Santo Estevão, à já anunciada Cláudia Madur, juntam-se Cidália Moreira, Carlos Leitão e Nathalie Pires.
Cidália Moreira dispensa apresentações. A “fadista cigana” canta com uma garra inigualável há mais de 4 décadas e é um dos nomes mais conhecidos do fado. A carreira longa de Cidália Moreira, para além de ter ecoado em muitos palcos do planeta, passou também pelo Teatro de Revista. Ressoa, sempre em forma, nos nossos dias, numa das mais importantes casas de fado de Lisboa: Casa de Linhares (Bacalhau de Molho).
Carlos Leitão, aos 33 anos, sente o amadurecimento dos sonhos e das ideias de anos, materializando-o no seu primeiro disco de originais, produzido por Custódio Castelo. Depois de um percurso que começou aos 10 anos de idade e que o levou a destinos privilegiados, nomeadamente o mítico Concertgebouw, sala holandesa que partilhou com Cristina Branco e que acabou por ser o palco da construção do disco que agora ultima com os seus companheiros de sempre, Henrique Leitão e Carlos Menezes.
Protagonistas habituais da Missa Cantada, Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto vão maravilhar num espetáculo sob título “Fado Rezado”, que contará com temas religiosos, de cariz e natureza católicas, acompanhados à guitarra e viola.
Nathalie Pires tem um timbre brilhante, presença de palco e muito sentimento quando canta o Fado tradicional. Detentora de vários prémios - “Prémio Lusíada “e “PALCUS Young Portuguese American Promessa Leadership Award” -, conta com um disco gravado intitulado “Corre-me o Fado nas Veias”, ao qual foi atribuído o “Prémio Lusíada - Melhor álbum de Fado 2007”.
Sérgio Martins é tenor e maestro. Foi finalista do programa televisivo The Voice e tem no seu curriculum diversas participações em espetáculos de Fado que arrebatam por completo as plateias.
Patrícia Costa, Ana Pinhal e Miguel Xavier - três vozes jovens de grande qualidade vão cantar temas como Avé Maria Fadista, Fado a uma velhinha, Nossa Senhora do Fado entre outros.
O Fado à Janela no Largo de São Miguel e no Largo do Chafariz de Dentro é já um dos momentos mais acarinhados pelo público do Caixa Alfama. Este ano, no Largo de São Miguel teremos os guitarristas Jorge Silva, Miguel Monteiro e José Manuel Rodrigues, já no Largo do Chafariz de Dentro estarão Flávio Cardoso, João Filipe e António Oliveira.
Está assim completo o cartaz da edição de 2016 do Caixa Alfama. A distribuição dos artistas por dias e palcos está já disponível no site oficial.