terça-feira, 19 de julho de 2016

Carro de Golfe Garia da Mercedes-Benz Style


É hoje possível encontrar veículos em terra, no mar ou no ar com design da Mercedes-Benz. Agora também poderão ser vistos em campos de golfe. Como um "verdadeiro veículo desportivo", o Carro de Golfe Garia da Mercedes-Benz Style Edition transfere o inconfundível idioma de design Mercedes-Benz de pureza sensual para um carro de golfe premium. O protótipo é o resultado da cooperação entre os designers da Mercedes-Benz, a divisão de Inovação de Negócio Think & Act Tank da Daimler e o famoso fabricante de carros de golfe Garia. 

Em 2013, a Mercedes-Benz solicitou aos entusiastas de golfe e de automóveis em todo o mundo para apresentarem as suas ideias relativamente a um carro de golfe moderno. Enquanto o golfe desenvolveu-se e tornou-se um desporto premium com uma face moderna, os carros de golfe permaneceram praticamente inalterados durante décadas. As várias ideias submetidas demonstraram a necessidade de um carro de golfe em consonância com os tempos modernos. Isto significa que o carro de golfe teve que passar por uma longa fase de evolução de várias décadas. Através da utilização de tecnologias modernas, o objectivo consistiu em adaptar o carro de golfe às necessidades dos golfistas e acompanhar os actuais desenvolvimentos da modalidade com uma interpretação moderna e sofisticada do luxo, estilo de vida e utilidade, em combinação com um design vanguardista arrojado e inteligente. 

As melhores ideias apresentadas no concurso de design foram o sinal de partida para o desenvolvimento do novo Carro de Golfe sob a designação Mercedes-Benz Style. Esta é a designação sob a qual os designers da Mercedes-Benz criam produtos relacionados com outros aspectos da vida além do automóvel. A base técnica para o desenvolvimento do Carro de Golfe teve o contributo do fabricante de carros de golfe Garia. O modelo de negócio subjacente foi desenvolvido pela divisão Inovação de Negócio Think & Act Tank da Daimler. Susanne Hahn, diretora da divisão Inovação de Negócio da Daimler, explica: "Reunimos todos os parceiros relevantes do projecto – os nossos designers e o fabricante de carros de golfe Garia, que numa futura possível fase piloto será o responsável pelas vendas, produção e desenvolvimento. Nós próprios iremos gerir e coordenar as várias fases piloto com os nossos departamentos internos e parceiros externos."

Proporções invulgares 
A primeira fase conceptual considerou a necessidade do carro de golfe incluir certas características com vista ao espaço disponível nos campos de golfe. Deve ser mais estreito e mais curto, mas também mais alto do que os automóveis convencionais. As projeções frontais e traseira devem ser extremamente curtas em benefício do espaço interior tendo em consideração a dimensão compacta do comprimento total. As proporções invulgares resultantes continuam a ser harmoniosas graças aos especialistas em design da Mercedes-Benz Style. Os designers também combinaram o exterior e o interior numa unidade estruturada.


Desportivo e bem equilibrado
Como um protótipo, o novo Carro de Golfe Garia Mercedes-Benz Style Edition apresenta uma aparência completamente diferente dos carros de golfe convencionais. O para-brisas curvilíneo e de grandes dimensões permite ao condutor e ao passageiro uma vista ampla. O tejadilho em fibra de carbono é diferente do veículo base em termos de cor e geometria. Com as suas curtas projecções frontais e traseiras, assemelha-se de certa forma a um boné desportivo de baseball. O efeito consiste em transmitir a sensação de um veículo de baixa altura ao solo e mais desportivo. 

A impressão desportiva é intensificada através de um pequeno spoiler traseiro que funciona como suporte de saco de golfe e que está totalmente integrado no design geral como uma característica de destaque. A sua construção permite suportar dois sacos de golfe inclinados para trás. Esta posição permite retirar e substituir convenientemente os tacos de golfe. Um difusor em fibra de carbono complementa a traseira de baixa altura como uma ligeira referência ao carácter de um "verdadeiro veículo desportivo". O visual escultural e convidativo do banco semelhante a uma poltrona, combina com o design exterior para proporcionar uma experiência sensual.

Outros exemplos de pormenores inteligentes e úteis: Está instalada uma caixa frigorífica por debaixo do banco e uma prateleira de arrumação debaixo do tablier que mantém as bolas de golfe alinhadas. Os suportes de garrafas no painel de instrumentos e no lado do passageiro fornecem espaço para colocar copos e garrafas.  Os pedais são outro pormenor atraente. Em referência ao fabricante Garia, o pedal direito inclui um sinal mais, o esquerdo inclui um sinal menos. De uma forma prática e charmosa neste veículo eléctrico, indicam as suas funções como pedal do acelerador e pedal dos travões. 

Perfeitamente ligado em rede desde o tee até ao green
Um touchpad de bordo com uma diagonal de ecrã de 10.1 polegadas e uma elevada resolução de 2560 x 1600 pixels, mostra a informação do veículo na sua secção superior de menor dimensão com um grafismo de elevada qualidade – por exemplo, a autonomia, a velocidade do veículo, o consumo instantâneo de energia ou o estado do travão de estacionamento. Podem ser controladas várias funções com um simples toque de um dedo, como por exemplo, o modo de condução 'sport' ou 'eco', os faróis, o desembaciador do para-brisas, o limpa para-brisas, além de outras funções.

Na secção de maior dimensão do ecrã, abaixo da secção mencionada anteriormente, os ocupantes poderão visualizar a configuração do campo de golfe e as suas posições actuais, ou activar um cartão electrónico de pontuação. O sofisticado design gráfico é derivado dos últimos modelos de veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz.

Um sistema mãos-livres com ligação por Bluetooth® e os altifalantes hi-fi integrados na estrutura traseira do tejadilho permite também aos ocupantes a possibilidade de ligação ao sistema do veículo e ouvir música a partir dos seus smartphones. Caso desejem, poderão consultar uma aplicação de meteorologia ou encomendar a entrega de bebidas refrescantes no green. Também está prevista uma solução que permite transferir conteúdos de um smartphone para o ecrã táctil do Carro de Golfe, por exemplo, para o acesso à internet.

Conceito de materiais de elevada qualidade e cores
Os contrastes entre materiais suaves e rígidos são também uma característica típica da Mercedes-Benz, como por exemplo, no apoio do painel de instrumentos, que inclui uma secção superior pintada enquanto a secção inferior é revestida em pele. O conceito de cores e materiais inclui destaques estimulantes e surpreendentes com fibra de carbono desportiva, aplicações de madeira sensual e pele de elevada qualidade e cor clara. Com um acabamento minucioso e de elevada qualidade, a escolha de materiais confirma o carácter de grande qualidade do Carro de Golfe. Os contrastes metálicos brilham de forma elegante na cor prata moderna. O volante proporciona literalmente contrastes dramáticos entre os materiais: revestido em pele branca, a sua secção inferior inclui um fecho metálico prateado. 

A grelha com uma entrada de ar reforça a alusão intencional a um automóvel. Cria associações com os vários desenhos de grelhas de radiador dos modelos Mercedes-Benz e a sua estrutura em forma de bola de golfe define claramente a finalidade do veículo. Abaixo da mesma, a secção dianteira termina num painel de protecção inferior da carroçaria que simboliza visualmente a aptidão do veículo para as superfícies de terra batida de um campo de golfe.

As jantes de 5 raios de alto brilho e superfícies pintadas de preto entre as mesmas, são também características marcantes do dinamismo pelo qual os veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz são conhecidos. 

Autonomia até 80 quilómetros
Em termos técnicos, o Carro de Golfe possui características únicas que permitem até a sua aprovação para utilização na via pública nos EUA. Para tal, o veículo está equipado com todos os equipamentos necessários tais como luzes de mudança de direcção, faróis e farolins traseiros.

Uma suspensão típica dos veículos desportivos assegura características de condução confortáveis e manobras de direcção leves e precisas em todos os tipos de superfície. Esta também permite ao compacto Carro de Golfe (comprimento de 2350 milímetros, largura de 1200 milímetros e altura de 1720 milímetros) um diâmetro de viragem de apenas 5.2 metros. O Carro de Golfe desloca-se de uma forma extremamente suave tanto no campo de golfe como nas estradas de terra batida. 

O motor eléctrico do Carro de Golfe Garia Mercedes-Benz Style Edition produz uma potência de 3 kW, mas também poderá atingir os 11 kW durante pequenos períodos de tempo. A potência é suficiente para uma aceleração desportiva dos seus 440 kg de peso mais os 460 kg de carga útil, permitindo ainda atingir uma velocidade máxima limitada electronicamente de 30 km/h. A autonomia máxima do veículo é de 80 quilómetros. O tempo necessário para carregar a bateria e iões de lítio é de seis horas. Para travar o veículo, foram equipados travões de disco no eixo dianteiro. 

Inicialmente, o fabricante Garia irá construir dois exemplares do protótipo totalmente aptos para serem conduzidos. As reacções do mercado e dos potenciais clientes serão incorporadas na produção em série. Este Carro de Golfe progressista deverá ser comercializado principalmente através dos canais digitais de vendas. Susanne Hahn: "O veículo poderá ser sentido absolutamente de forma virtual. Isto significa que independentemente do local onde se encontram os clientes, seja num concessionário ou num campo de golfe, poderão observar o veículo através de um tablet e encomendá-lo com apenas três cliques."