segunda-feira, 18 de julho de 2016

Sony lança o novo sistema de iluminação controlado por rádio


A Sony anunciou, hoje, o lançamento de um novo sistema de iluminação controlado por rádio para satisfazer as crescentes exigências dos fotógrafos profissionais e amadores avançados da Sony. Concebido para a utilização com câmaras de lentes amovíveis α e unidades flash externas da Sony, o novo sistema de iluminação incluirá o controlador rádio sem fios FA-WRC1M, assim como o receptor rádio sem fios FA-WRR1.

A flexibilidade do sistema significa que pode funcionar como uma solução totalmente portátil, beneficiando utilizadores como fotógrafos de casamentos que trabalham, frequentemente, em locais para onde é difícil transportar iluminação de estúdio, mas que necessitam de obter resultados perfeitos à primeira tentativa.

Com um alcance máximo de 30 m (aprox. 98,4 pés), o novo sistema controlado por rádio permitirá uma experiência de captação com flash sem fios extremamente flexível, com um desempenho excepcional em todos os tipos de condições de captação, utilizando os modos TTL, Manual ou Grupo. No total, o sistema pode controlar um máximo de 15 unidades de flash independentes em até 5 grupos de flashes, oferecendo ao fotógrafo uma enorme liberdade criativa para que possa experimentar diferentes definições e captar com precisão a sua visão do projecto.

Ao utilizar o sistema, pode controlar o modo de captação, o rácio do flash e a compensação da exposição em flashes posicionados remotamente utilizando o controlador local, equipado com um painel de controlo grande e facilmente visível onde é possível confirmar o estado da comunicação com cada receptor, tornando-o extremamente prático para sessões fotográficas realizada por um único fotógrafo ou uma pequena equipa. Adicionalmente, o sistema oferece ainda a obturação remota de múltiplas câmaras, o que é particularmente útil para fotógrafos de desporto ou de vida selvagem graças ao seu alcance de até 30 metros, permitindo captar uma grande variedade de perspectivas no momento crucial.

O novo sistema de controlo da iluminação atinge velocidades de sincronização de flashes até 1/250 segundos, dispondo também de uma sincronização de alta velocidade (HSS). O nível do flash pode ser controlado ao longo de 25 passos (1/1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/32, 1/64, 1/128, 1/256), em incrementos de 1/3 EV.

O novo sistema foi concebido para fotógrafos que pretendem criar cenários específicos que requerem múltiplas fontes de iluminação, controláveis em cada estação de flash, para efeitos de iluminação dinâmicos. Graças ao sistema totalmente controlado por rádio, o utilizador não terá de se preocupar com as limitações do disparo por infravermelhos, em situações em que a luz solar ou os obstáculos físicos poderiam causar problemas. É resistente ao pó e à humidade, para uma utilização em todos os tipos de condições.

O novo sistema começará a ser disponibilizado em Setembro de 2016, sendo que o preço do Controlador Remoto será de 420€ e o do Receptor Remoto de 240€, aproximadamente.