A rodagem de The Papers, o novo filme de Steven Spielberg, entrou em produção na passada terça-feira, 30 de maio. A equipa inclui, para além do vencedor de dois Óscares de Melhor Realizador, os premiados actores Meryl Streep e Tom Hanks, à frente de um extenso elenco.
Em Junho de 1971, o New York Times, o Washington Post e outros jornais relevantes nos EUA assumiram uma posição corajosa em defesa da liberdade de expressão ao divulgarem os Pentagon Papers, que colocavam a descoberto um conjunto de segredos governamentais envolvendo quatro décadas e quatro presidentes norte-americanos. Na época, Katherine Graham (Meryl Streep) do Washington Post, procurava ainda fortalecer a sua posição enquanto a única mulher no país na liderança de um jornal, e Ben Bradlee (Tom Hanks), o editor volátil da publicação, reunia esforços para reestruturar o jornal em dificuldades. Juntos, os dois formaram uma equipa improvável, forçados a unirem esforços e a tomarem a corajosa decisão de apoiar o New York Times e lutar contra a tentativa sem precedentes da Administração Nixon de restringir a primeira emenda.
The Papers marca a primeira colaboração entre Meryl Streep, Tom Hanks e Steven Spielberg num mesmo projecto. Além de realizar o filme, Spielberg assume também a produção, juntamente com Amy Pascal e Kristie Macosko Krieger. O argumento foi escrito por Liz Hannah e Josh Singer (co-argumentista de O Caso Spotlight), e o elenco inclui ainda os aclamados atores Alison Brie, Carrie Coon, David Cross, Bruce Greenwood, Tracy Letts, Bob Odenkirk, Sarah Paulson, Jesse Plemons, Matthew Rhys, Michael Stuhlbarg, Bradley Whitford e Zach Woods.
O filme tem data de estreia prevista em Portugal no início de 2018.