sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Centro Colombo é mecenas principal da exibição Loops.Expanded em Lisboa


O Centro Colombo é o mecenas principal da edição 2020 da plataforma Loops.Expanded, que está patente, até dia 14 de fevereiro de 2021, no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC).

O Loops.Expanded é uma rede internacional de curadores e programadores, criada em Lisboa pela Duplacena, com o propósito de exibir e debater o formato do Loop na videoarte em diferentes países. Este projeto expande o conceito original e inicial do Loops.Lisboa, competição nacional de vídeo que teve 5 edições no Museu Nacional de Arte Contemporânea, entre 2015 e 2019.

A primeira edição do Loops.Expanded, em Portugal, apresenta uma seleção de obras a partir da Open Call Internacional que contou com mais de 250 submissões de 43 países. Dos 17 trabalhos selecionados pela rede de curadores, sete serão exibidos em Lisboa no MNAC, comissariados por Emília Tavares (MNAC), Irit Batsry e Alisson Avila (Loops.Expanded). Os artistas são provenientes do Brasil, Canadá, Colômbia, Israel, Itália e Palestina / Noruega.  

Em ciclos individuais de 3 semanas, serão exibidas obras de Shahar Marcus (“Dig”, 2019), Miguel  Escobar (“An Image of a Façade”, 2020), W. Mark Sutherland (“America, a videopoem”, 2018), Emanuele Dainotti (“SANTA MARÍA”, 2018), Kika Nicolela (“Actus”, 2010), Ilaria Di Carlo (“The Divine Way”, 2018) e Hasan Daraghmeh (“The Door”, 2020). 

A programação deste ciclo é o resultado de um trabalho convergente entre os curadores da mostra e do Museu e é acompanhada por um programa paralelo, que inclui entrevistas com os artistas, disponibilizadas no canal do Loops.Expanded no YouTube em sincronia com os ciclos de exibição de cada artista. A programação completa está disponível em www.museuartecontemporanea.pt e www.loops-expanded.com.

O apoio do Centro Colombo à primeira edição do Loops.Expanded no MNAC, surge no âmbito da parceria estabelecida entre as duas instituições para o ‘Prémio A Arte Chegou ao Colombo’, apresentado recentemente.