Avançar com cabeça
Bem vindos a mais esta partilha. Hoje abordamos um momento muito importante no processo que origina o sucesso, a realização pessoal e o sentido de propósito de vida. Avançar com cabeça está associado à estratégia, ao foco e à cadência de como implementamos a visão no plano de ação necessário para que tudo aconteça de forma clara e objectiva.
Neste ponto partilho duas formas de ser e de estar: cadência ou decadência
Nestas duas perspectivas encontramos a atitude mental de como o avanço é implementado e associado à realidade do dia, com todos os desafios e imprevistos que existem no decurso do processo, sendo que ambos vão estar presentes em todos os momentos, através da decisão de escolher uma determinada abordagem: negativa ou positiva. A força mental é um elemento fundamental para que exista o equilíbrio entre o medo e a coragem ou seja, a ignorância e o conhecimento. Estando tudo associado ao que é feito e como é desenvolvido, o formato da estrutura é outro elemento muito importante de estar enquadrado e integrado na realidade vivida, permitindo desta forma que o movimento aconteça orientado para a concretização de objectivos, com qualidade e evidência.
Funcionar em decadência origina medo, insatisfação, desmotivação e descrédito, tanto no valor como na capacidade, razão que valida a importância do treino mental e na melhoria sistemática de recursos, ferramentas e meios, contribuindo de forma directa para a melhoria na capacidade de resposta e decisão. Reforço que a força mental é o elo que vai permitir que a mente projecte, visualize e tenha conhecimento do que é necessário ser feito para conseguir alcançar o objectivo.
A verdade por detrás do sucesso é saber lidar com o conjunto de mentiras que criou para si mesmo(a), aceitando que tem a capacidade de desbloquear e de superar toda e qualquer situação que aconteça. Neste registo a sua mente ganha uma força extra para preservar a sua imparcialidade e uma imunidade para com tudo o que desmoraliza e desvia o foco para a correcta interpretação do momento vivido. Manter a orientação e a velocidade vai reforçar a capacidade de manter a cadência e como resultado prevenir a cristalização da decadência.
Concluindo, a lógica da vida está assente no que é interpretado e de que forma são processados os acontecimentos, sendo que o resultado vai estar sempre associado ao modo de como a vida é sentida e assimilada. As emoções vão estar activas mediante o que a mente vai acreditar que está ao seu alcance e sendo por isso tão importante desempenhar um papel de moderadora e de líder para que mantenha o seu enquadramento e a noção de realização e propósito de vida.
Nuno Reis