quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Histórias para viver e contar no Museu do Oriente



Ao sabor das palavras de personagens como deuses e samurais, as histórias da Ásia ganham vida nas oficinas do Museu do Oriente que acontecem em Novembro, aos fins-de-semana, para crianças entre os 5 e os 12 anos.

“O menino pêssego – Momotaro” é a lenda japonesa que os mais novos vão ouvir no dia 8 de Novembro, entre as 11.00 e as 12.30, numa oficina que os desafia, com a ajuda dos pais, a recriar os protagonistas em origami, incluindo alguns simpáticos animais como um cão, um macaco ou um faisão.

No dia 15, “Em conversa com as peças!” as pequenas mentes inquietas vão descobrir o que se esconde por trás de um “Biombo indiscreto”, numa viagem até ao Japão dos séculos XVI e XVII, em que são desafiadas a partir do mundo que lhes é familiar para outras realidades. Durante a sessão são convidadas a parar, observar e perguntar sobre o que mais as intriga, num estímulo à curiosidade, tão característica nos mais novos e base fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento do pensamento.

“Do camarim ao palco!” é o percurso que pais e filhos vão poder acompanhar na oficina de dia 22 de Novembro, às 11.30. Nesta visita performativa são convidados a entrar num camarim muito especial, de um ator de Ópera Chinesa. Vamos ouvir contar, num relato empolgante na primeira pessoa, do treino exigente que a sua arte requer, e do momento mágico em que, entrando em palco, encarna personagens lendárias, incluindo deuses, imperadores e guerreiros.

“Os 7 deuses da felicidade!” protagonizam uma oficina que apresenta os Deuses da Boa Sorte. Na tradição japonesa, Bishamon, Benzaiten, Daikoku, Ebisu, Fukurokyu, Hotei e Jurojin zelam por todos, trazendo segurança, delicadeza, prosperidade, honestidade, longevidade, generosidade e felicidade. Esta oficina dará a conhecê-los, um a um, bem como os seus atributos e personalidade. Com qual deles sentiremos mais afinidade?