Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
I Am Woman: A Voz da Mudança
Helen Maxine Reddy nasceu a 25 de outubro de 1941 em Melbourne (Austrália). Ligada a uma família de artistas, desde tenra idade que se habituou aos palcos. Em 1966, com 19 anos, ganha um concurso de talentos num programa de televisão cujo prémio é um bilhete para Nova Iorque e a gravação de um álbum na Mercury Records. Cheia de sonhos, segue viagem com a pequena Traci, a filha de três anos. Contudo, ao chegar ao seu destino percebe que foi enganada, uma vez que a editora não está disposta a investir na carreira de mulheres. Inconformada, mas com uma esperança inabalável, Helen resolve ficar nos EUA e encontrar sozinha o caminho do sucesso.
Um filme biográfico escrito por Emma Jensen e realizado por Unjoo Moon ("The Zen of Bennett”) que conta a história real de Helen Reddy, vista como ícone feminista internacional a partir do momento em que a sua canção "I am woman" se transformou num hino para o movimento, quando milhões de mulheres se empenhavam em mudar mentalidades numa época ainda muito marcado pelo machismo. Reddy morreu em Los Angeles, a 29 de Setembro de 2020, aos 78 anos.
Os Veterinários
Numa pequena aldeia do interior de França, os veterinários Nico e Michel fazem tudo o que está ao seu alcance para servir a população e os seus animais. Quando Michel, o mais velho, decide que é chegada a altura de se reformar, Nico sente que, sem a preciosa ajuda do seu mentor, não conseguirá manter a clínica. Contudo, parece que o velho senhor tem um plano: fazer com que a sua sobrinha, Alex, que terminou o curso com a melhor média da turma, regresse ao local que a viu nascer e ocupe o lugar. Só há uma questão importante a ultrapassar: a rapariga, para além de um pouco misantropa, não tem qualquer desejo de deixar a grande cidade e voltar para a aldeia.
Com Clovis Cornillac, Noémie Schmidt, Carole Franck, Matthieu Sampeur e Michel Jonasz a assumir as personagens, uma comédia escrita e dirigida pela francesa Julie Manoukian, que aqui se estreia em realização.
O Mundo Secreto dos Dragões
Draco é um jovem dragão que, desde que nasceu, vive escondido num vale com outros da sua espécie. Depois de saber que o lugar que tem sido a sua casa será em breve inundado pelos humanos, entende que tem de fazer alguma coisa. É assim que, ao lado de Sorrel, a sua melhor amiga, embarca numa longa viagem para tentar encontrar a Orla do Céu, um lugar que todos acreditam existir nas cordilheiras dos Himalaias, onde os dragões possam finalmente viver livremente. Nessa aventura, vão conhecer Ben, um rapaz órfão, de coração nobre e corajoso, que afirma ser um verdadeiro Cavaleiro de Dragões. Mas depressa se apercebem de que estão a ser perseguidos pelo Espigão Dourado, um monstro que tudo fará para os capturar.
Uma aventura animada com realização de Tomer Eshed, segundo um argumento de Johnny Smith, que tem por base o "best-seller" homónimo da escritora infantil Cornelia Funke. Na versão original, as vozes pertencem a Felicity Jones, Patrick Stewart, Thomas Brodie-Sangster, Freddie Highmore, Meera Syal, Sanjeev Bhaskar e Nonso Anozie. Já a versão portuguesa vale-se das vozes de Ana Guiomar e Nelson Évora, entre outros.