sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Manuel de Oliveira em concerto com Jorge Pardo e Carlos Benavent na RTP2


O guitarrista e compositor Manuel de Oliveira, considerado unanimemente por crítica e público como um dos melhores guitarristas da actualidade, celebra em concerto o 10º aniversário do seu primeiro trabalho discográfico, com os extraordinários músicos Jorge Pardo e Carlos Benavent, num concerto gravado ao vivo a 14 de julho de 2012 no âmbito da Guimarães Capital Europeia da Cultura.

Conhecido como o Guitarrista Ibérico, Manuel de Oliveira entrega às suas composições os reflexos de uma alma ibérica que lhe corre nas veias sem, contudo, deixar latente um respeito, uma veneração intemporal, pelas suas origens e tradições. Com um vasto percurso internacional, é um dos mais prolíficos guitarristas contemporâneos.

É a convite da Guimarães Capital Europeia da Cultura que volta a reunir-se com Carlos Benavent e Jorge Pardo, os músicos que, em 2000, assumiram um papel determinante no início da vida artística deste jovem, hoje exímio instrumentista. Na base deste reencontro encontra-se "Ibéria" o seu primeiro trabalho discográfico, mote para o presente espetáculo com o título genérico "Ibéria 10 anos - Manuel de Oliveira, Jorge Pardo e Carles Benavent".

"Ibéria" é o lugar geométrico de um encontro de culturas e povos que se materializa em cena através da fusão dos sons e da triangulação de um imaginário comum e partilhado. Enquanto espaço geográfico, a "Ibéria" foi e é o sentido presente e futuro de uma mescla de culturas que, em palco, - esse local mágico, - se transmuta pela paixão, pela capacidade técnica e pela criatividade, numa união de momentos, numa de síntese de linguagens, onde se envolvem três extraordinários músicos, três linguagens, três personalidades.

Volvidos dez anos, retornam para dar corpo a novas peças musicais, a novas viagens aos confins de uma cultura ibérica que estes três músicos e compositores partilham, sem limites nem fronteiras. A acompanhá-los estarão Filipe Raposo, no piano e teclas, Joaquim Teles, na percussão, e João Frade, no acordeão.

Este reencontro entre Manuel de Oliveira, Carlos Benavent e Jorge Pardo perfila-se como um novo capítulo de uma colaboração, que se fez amizade e os levou à concretização de vários concertos em Portugal e Espanha. É assim desta fusão, desta triangulação de sonoridades do imaginário ibérico com diferentes estilos musicais que rondam o fado, o jazz, o flamenco e a música popular portuguesa que brotam sentimentos, a mestria e os mais inesperados diálogos concebidos por estes três músicos mestiços na forma de compor e unidos pela mais universal das expressões humanas.

Para ver amanhã pelas 23 horas na RTP2.