quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Deus no Alcorão



Depois de escrever sobre Deus nas escrituras cristãs e judaicas, Jack Miles apresenta-nos agora o livro que faltava: Deus nas escrituras islâmicas.

Especialista em religião, Jack Miles não trata os temas bíblicos como divindades transcendentes nem como figuras históricas, mas como protagonistas literários de uma história.

Jack Miles, premiado com um Prémio Pulitzer, oferece um revelador retrato do Islão, aquela que é a religião com maior crescimento a nível global e a segunda maior em número de fiéis em todo o mundo. Este livro revela o que há de único em Alá — Deus, para os islâmicos —, os Seus ensinamentos e o Seu temperamento misericordioso, mostrando que, muitas vezes, são infundadas as afirmações proferidas sobre a fé islâmica.

Com a sensibilidade que lhe é caraterística e um domínio prodigioso do assunto, Jack Miles demonstra toda a continuidade espiritual entre a tradição islâmica, o judaísmo e o cristianismo. E consegue também algo a que se propõe: «Venerarmos deste modo o Sagrado Alcorão, enquanto literatura, é uma forma de o abrir, com empatia, a novos leitores.»

Sobre o Autor

Nascido em Chicago em 1942, Jack Miles estudou num seminário jesuíta antes de frequentar a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, a Universidade Hebraica de Jerusalém e a Universidade de Harvard, onde obteve o seu doutoramento em 1971. Professor emérito de Inglês e Estudos Religiosos na Universidade da Califórnia, escreveu acerca de religião, política e cultura para publicações como The New York Times, The Washington Post, The Atlantic, Commonweal, The Los Angeles Times, The Boston Globe, The WorldPost, entre muitas outras.

O seu livro Deus: Uma Biografia (Editorial Presença, 1997) ganhou um Prémio Pulitzer em 1996 e foi traduzido para 16 línguas. Bolseiro da Fundação MacArthur de 2003 a 2007, foi editor-geral de The Norton Anthology of World Religions (2014) e investigador sénior de Assuntos Religiosos no Pacific Council on International Policy. Vive entre o Sul da Califórnia e Boston.