A propósito do 50.º aniversário da banda americana de hard-rock mais bem-sucedida de sempre, a UMG tornar-se-á casa de todo o catálogo discográfico dos Aerosmith, de lançamentos futuros, merchandise e conteúdo audiovisual
Os Aerosmith, a banda americana de hard-rock mais bem-sucedida de sempre, e a Universal Music Group (UMG), líder mundial de entretenimento e música, anunciaram uma nova parceria estratégica que abrange toda a icónica discografia do grupo, merchandise, projetos audiovisuais, assinalando-se assim uma nova era da célebre e ilustre carreira do grupo.
Pela primeira vez, em 2022 todas as gravações icónicas dos Aerosmith serão unificadas numa só casa, antes do 50.º aniversário da banda, através de uma nova parceria multifacetada com a UMG. Além de apoiar o catálogo consolidado da banda, esta parceria também terá acesso sem precedentes aos lendários “Vindaloo Vaults” e aos arquivos pessoais dos membros da banda, Steven Tyler, Joe Perry, Tom Hamilton, Joey Kramer e Brad Whitford, que ajudarão ativamente na curadoria de novas coletâneas, fotos, vídeos, artwork, diários, alinhamentos e memorabilia. Os lançamentos futuros previstos oferecerão aos fãs acesso a preciosidades nunca antes vistas e ouvidas, que irão cimentar ainda mais a posição da banda como um dos grupos mais inovadores e de referência na história do rock.
A UMG também será a casa de projetos musicais futuros, além de trabalhar com a banda para desenvolver, produzir e distribuir novos projetos cinematográficos, televisivos e outros conteúdos audiovisuais que celebram a história dos Aerosmith e o seu significativo impacto cultural. Os detalhes destes novos projetos musicais e audiovisuais serão anunciados em breve. A UMG trabalhará lado a lado com a banda para continuar a apresentar os Aerosmith e o seu rico legado musical a novas gerações de fãs em todo o mundo.
Desde a fundação dos Aerosmith, há 50 anos, o grupo vendeu mais de 150 milhões de álbuns em todo o mundo; produziu telediscos que definiram o género, como "Amazing", "Crazy", "Janie’s Got A Gun", "Livin’ on the Edge" e "Love in an Elevator"; realizaram digressões mundiais extravagantes que quebraram recordes, mais recentemente com a residência de grande sucesso em Las Vegas. A banda quebrou várias barreiras, incluindo tornar-se a primeira banda de rock com uma grande colaboração de hip-hop comercialmente bem-sucedida com os Run DMC em "Walk This Way" e a primeira banda de hard rock a participar no espetáculo do Super Bowl, com a atuação de 2001, e, em 1999, os Aerosmith tornaram-se a primeira banda a ter a sua própria atração temática na Disney World na Flórida, e mais tarde em Paris com o lançamento da montanha russa “Rock 'N' Roller coaster starring Aerosmith”.
Com ampla influência cultural, os Aerosmith participaram em filmes, programas de televisão e videojogos, além de influenciar várias gerações de bandas de rock, tanto como ícones da moda quanto aclamados multi-instrumentistas. A MusiCares homenageou a banda em 2020 como Personalidade do Ano pelas suas muitas conquistas artísticas e dedicação à filantropia, incluindo a iniciativa Janie’s Fund de Steven Tyler, que apoia jovens mulheres que sofreram o trauma de abuso e negligência.
Joe Perry, cofundador e guitarrista dos Aerosmith, comentou: “Tem sido um longo caminho, mas estou extremamente feliz e orgulhoso de dizer, em nome dos Aerosmith, que conseguimos trazer os nossos 50 anos de música para debaixo do mesmo teto, em parceria com a UMG. Isso permitir-nos-á levar a nossa música para os nossos fãs de uma forma que antes nunca fomos capazes. É algo com que sempre sonhámos. É uma vitória para os Aerosmith, para a UMG e, finalmente, para os nossos fãs. Escusado será dizer que estamos muito entusiasmados. É uma forma incrível de comemorar 50 anos e os muitos mais anos que virão.”
Sir Lucian Grainge, presidente e CEO da UMG, disse: “O sucesso mundial dos Aerosmith coloca-os entre os maiores ícones do rock de todos os tempos. No 50.º aniversário da banda, os Aerosmith continuam a influenciar o curso da música não apenas através do seu catálogo icónico, mas também através de filmes, televisão e videojogos e do seu estilo inimitável. Numa nota pessoal, não poderia estar mais orgulhoso por eles terem escolhido a UMG como o seu parceiro global. Estamos ansiosos para desenvolver o seu incrível legado e garantir que a sua música continue a inspirar fãs em todo o mundo.”
O manager dos Aerosmith, Larry Rudolph, disse: “Não poderia estar mais feliz pelos membros da banda e pelas suas famílias. Não estamos apenas a reunir todo o catálogo da banda num só lugar, mas confiamos estas gravações às mãos capazes de Sir Lucian, Bruce Resnikoff e do incrível sistema da UMG em todo o mundo. Gostaria de agradecer a Sir Lucian por trabalhar incansavelmente em conjunto connosco para criar aquela que é talvez a parceria mais exclusiva e mutuamente benéfica da história e comprometer-se totalmente com os Aerosmith. Os membros dos Aerosmith e eu agradecemos-lhe e todos nós esperamos muitos anos de sucesso a partilhar, com o mundo, o catálogo da maior banda de rock americana da história.”
A parceria expande significativamente a relação histórica dos Aerosmith com a UMG. A banda gravou alguns dos seus álbuns mais bem-sucedidos comercialmente para a Geffen Records, incluindo “Done with Mirrors” (1985), “Permanent Vacation” (1987), “Pump” (1989) e “Get a Grip” (1993). Os Aerosmith também trabalham com a Epic Rights da Bravado para merchandise e já lançou filmes de concertos pela Eagle Rock Entertainment. Além disso, os Aerosmith fazem parte da parceria da UMG com o YouTube, que envolve a remasterização de telediscos, com lançamentos recentes, incluindo "Dude Looks Like a Lady" e "Dream On".
Incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 2001, os Aerosmith conquistaram, nos EUA, 25 discos de Ouro, 18 de Platina, 12 Multiplatina e 1 de Diamante. Tendo a banda sido fundada em Boston, em 1970, o dia 13 de abril foi declarado como o “Dia dos Aerosmith” em Massachusetts pelo ex-governador William Weld.