terça-feira, 17 de agosto de 2021

The Killers lançam novo álbum


O novo álbum dos The Killers, “Pressure Machine”, já está disponível nas lojas e plataformas digitais. O sétimo álbum de estúdio do grupo sucede-se ao aclamado “Imploding The Mirage”, do ano passado, que foi o sexto álbum consecutivo da banda a atingir o #1 do top de vendas do Reino Unido. Tal como o seu antecessor, o novo álbum foi coproduzido pela banda, por Shawn Everett e Jonathan Rado (dos Foxygen). O lançamento é acompanhado de um vídeo de animação para a canção “Quiet Town”, bem como da última parte de uma série de trailers filmados por Danny Clinch e que contam com música a interlúdios do álbum.

Quando a pandemia de Covid-19 cancelou a campanha promocional e a digressão mundial de “Imploding the Mirage”, “tudo parou de funcionar”, disse o vocalista Brandon Flowers. “E foi a primeira vez, em muito tempo, que me deparei com o silêncio. Este disco começou a florescer a partir desse silêncio, cheio de canções que de outra forma seriam muito quietas e abafadas pelo ruído dos discos típicos dos Killers.” Na verdade, pela primeira vez desde 2004, o grupo deixou de sentir o ímpeto implacável e as pressões de se manterem uma banda de renome mundial que conquistam estádios. Chegamos a “Pressure Machine”: uma visão da realidade quotidiana de uma pequena cidade americana com uma beleza rígida e dura, e o álbum mais contido e ressonante dos The Killers até então.

Um álbum mais silencioso e voltado para o estudo de personagens, “Pressure Machine” surge diretamente a partir da cidade natal de Flowers, Nephi, Utah, uma comunidade unida de 5300 pessoas. Nephi é o lugar onde Flowers viveu parte da adolescência (dos 10 aos 16 anos), e o próprio diz: “não fosse pelos avanços na indústria automóvel, Nephi nos anos 1990 poderia ser igual a Nephi dos anos 1950”. As canções do álbum são baseadas nas memórias e histórias de pessoas que o influenciaram enquanto crescia, intercaladas com comentários de moradores atuais de Nephi sobre a sua cidade. “Estávamos a falar sobre [o Brandon] ter-se mudado para Nephi quando era criança e ter ficado preso no meio do nada”, disse o baterista da banda Ronnie Vannucci Jr. “E durante o Covid-19, parecia que estávamos todos em nenhures," Flowers concorda: “Descobri uma dor com a qual não tinha lidado”, diz, “muitas lembranças da minha vida em Nephi são ternas. Mas aquelas ligadas ao medo ou a uma grande tristeza são pesadas emocionalmente. Tenho mais compreensão agora do que quando começámos a banda, e espero ser capaz de fazer justiça a essas histórias e vidas desta pequena cidade em que cresci.”

O disco que resulta deste processo é um documento auditivo sobre crescer - e viver - no sudoeste americano, contado a partir de uma miríade de perspetivas. Pela primeira vez na sua vida, Flowers tinha letras completas antes de uma nota musical ter sido gravada. Habituado a habitar personagens diferentes em canções, em “Pressure Machine” ele entra na pele de algumas das pessoas cujas vidas viu desenrolar-se durante a adolescência. O álbum tece os fios do lirismo característico de Flowers ao longo da sua carreira num todo perfeito, culminando no álbum mais elegante que os The Killers já criaram.

Através das suas personagens e também do seu título, o álbum enfrenta a pressão inflexível do sonho americano agravada pelo desencanto religioso. Um otimista nato, momentos de beleza brilham no meio dor das canções de Flowers. As histórias de “Pressure Machine” descrevem lutas pessoais da vida real, arrependimentos avassaladores, tragédias locais e a epidemia de opioides que atingiu a cidade natal de Flowers, bem como todas as cidades dos EUA. Flowers canta sobre as escolhas que as pessoas fazem, para o melhor e para o pior, e as consequências dessas escolhas; os que ficaram para trás e os que não podem ser esquecidos.

A imagem da capa de “Pressure Machine” foi tirada na autoestrada que se encontra nos arredores de Nephi, tirada quando o fotógrafo Wes Johnson passou por uma exposição inspiradora à beira da estrada montada por uma igreja batista local. Johnson tirou dezenas de imagens incríveis da cidade natal de Flowers no início de 2021, muitas das quais são apresentadas na edição física do álbum.

No final deste ano, os The Killers regressarão à estrada para celebrar as canções de “Pressure Machine” e “Imploding The Mirage”.