Para os que consideram que uma variante Station convencional não é apropriada para circular fora de estrada, e que um SUV é demasiado alto para a mesma finalidade, a Mercedes-Benz agora disponibiliza um modelo versátil como alternativa no segmento do Classe C: o Classe C All-Terrain. Após o lançamento do bem-sucedido conceito All-Terrain com o Classe E na primavera de 2017, o Classe C será agora também lançado como um segundo modelo multifunções com um visual atraente e capacidades versáteis.
Com uma distância ao solo superior em cerca de 40 milímetros comparativamente ao Classe C Station, com a tração integral 4MATIC de série e os dois modos da transmissão para condução fora de estrada, o Classe C All-Terrain facilita a circulação em terrenos como trilhos de terra batida. As características do design todo o terreno incluem a distintiva grelha do radiador, os para-choques especiais, a proteção inferior simulada da carroçaria nas secções dianteira e traseira e ainda os revestimentos dos guarda-lamas em cinza escuro mate. Adicionalmente, o modelo crossover integra muitos destaques do novo Classe C lançado recentemente. Estes incluem os eficientes motores de quatro cilindros com sistema elétrico de 48 V, o adaptativo e intuitivo sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) e ainda a última geração dos sistemas de assistência à condução. A função DIGITAL LIGHT (equipamento opcional) inclui uma luz especial para todo o terreno. O Classe C All-Terrain será apresentado a nível mundial no International Motor Show em Munique no mês de setembro e chegará aos concessionários Europeus no final do ano.
Comparado com o convencional Classe C Station, o All-Terrain tem dimensões ligeiramente superiores. O seu comprimento de 4755 milímetros é superior em quatro milímetros. Devido aos revestimentos dos guarda-lamas, a largura aumentou 21 milímetros para os 1841 milímetros. A maior distância ao solo de cerca de 40 milímetros também representa um aumento da altura do veículo para os 1494 milímetros. Os pneus equipados de série têm dimensões de 225/55 R 17 em jantes de 7.5 J x 17 H2 ET 44.5, enquanto os pneus opcionais têm dimensões de 245/45 R 18 em jantes de 8 J x 18 H2 ET 41 e 245/40 R 19 em jantes de 8 J x 19 H2 com um offset de 41 mm.
A capacidade e a versatilidade do compartimento de bagagens permanecem idênticas: a traseira desportiva tem uma capacidade de carga de 490 até 1510 litros. O encosto do banco traseiro da variante Station pode ser rebatido na proporção de 40:20:40. A porta EASY-PACK de série do compartimento de bagagens pode ser comodamente aberta ou fechada através de um simples pressionar de um botão: com o botão na chave de comando, o interruptor na porta do condutor ou o manípulo de abertura na porta do compartimento de bagagens.
Visual atrativo: elementos de design para salientar a aparência de todo o terreno
A grelha do radiador de lamela simples, com elementos de revestimento cromado e a estrela central embutida caracterizam a secção dianteira. As aletas verticais na grelha do radiador enfatizam o valor reconhecido com o seu acabamento em preto brilhante. O distintivo para-choques dianteiro é parcialmente construído em plástico granulado em cinza escuro, que salienta o carácter robusto deste modelo. Em baixo encontra-se uma proteção inferior simulada da carroçaria revestida em cromado brilhante.
Esta variante do Classe C está equipada com revestimentos nas cavas das rodas em cinza escuro mate. O revestimento específico do modelo nas saias laterais contrasta visualmente com as superfícies da carroçaria pintadas nesta cor e acabamento. Uma faixa de revestimento cromado adicional está integrada no revestimento das embaladeiras das portas. Estão disponíveis jantes com design exclusivo para o All-Terrain, de dimensões desde 17 até 19 polegadas. Na secção traseira, o recém-desenhado para-choques de várias secções, a proteção cromada da embaladeira do compartimento de bagagens específica do modelo e a proteção inferior da carroçaria salientam a natureza especial deste veículo.
Como os modelos All-Terrain são baseados na linha de equipamento exterior AVANTGARDE, o revestimento da linha de cintura, os frisos nos vidros laterais e as calhas do tejadilho são revestidos em alumínio polido. Os pilares B e as molduras dos vidros laterais traseiros estão revestidos em preto brilhante. Se o modelo estiver equipado com o pack Night, outros elementos e revestimentos nas secções dianteira e traseira são em preto brilhante.
A linha de equipamento AVANTGARDE interior também é um equipamento de série no All-Terrain. Com o preto, o bege macchiato / preto e o castanho sienna / preto, estão disponíveis três opções de cor para o interior. O painel de instrumentos integra um fecho prateado e um elemento de revestimento em serigrafia mate com padrão diamante (estão disponíveis outros acabamentos).
O painel de instrumentos é ligeiramente orientado para o condutor em cerca de seis graus. O ecrã LCD de alta resolução no posto de condução é independente e aparenta flutuar em frente ao perfil em asa e ao painel de revestimento. Este painel de instrumentos distingue-se dos painéis de instrumentos tradicionais com os habituais instrumentos redondos. Os clientes podem escolher entre as versões de ecrã de 10.25'' e 12.3''. Foi criado um novo tema "Offroad" para o All-Terrain. Este apresenta informação específica como o aclive, o declive e o ângulo da direção. As coordenadas geográficas e uma bússola também são apresentadas.
Os bancos com o design dos estofos específicos da linha de equipamento AVANTGARDE são outro destaque e asseguram um elevado nível de conforto e apoio lateral. O volante desportivo multifunções revestido em pele preta com aplicações prateadas é visualmente atrativo e ergonómico. O interior AVANTGARDE também inclui iluminação ambiente.
Para tarefas mais exigentes suspensão de conforto com uma distância ao solo superior
O All-Terrain tem uma distância ao solo superior em cerca de 40 milímetros comparativamente o Classe C Station convencional e o diâmetro das rodas também é superior: isto torna o All-Terrain apropriado para circular em trilhos, estradas rurais e estradas com piso em más condições de conservação.
Para um maior equilíbrio entre o conforto de condução e a elevada estabilidade de condução, a suspensão de conforto com sistema de amortecimento passivo é um equipamento de série para esta variante de modelo: o efeito de amortecimento é adaptado à superfície da estrada, em função da amplitude. Neste caso, o conforto de condução é melhorado através da redução do efeito de amortecimento. Quando os impactos são mais severos, a ação de amortecimento total assegura uma maior estabilidade.
Uma questão de carácter DYNAMIC SELECT com modos da transmissão para condução fora de estrada
Além dos modos da transmissão ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL, o All-Terrain está equipado com dois modos DYNAMIC SELECT adicionais para a condução fora de estrada: o modo OFFROAD foi concebido para terremos fáceis como estradas de terra, gravilha ou areia; o modo OFFROAD+ com DSR (Downhill Speed Regulation) é recomendado para terrenos algo mais difíceis e íngremes. O DYNAMIC SELECT adapta as características do motor, da caixa de velocidades, da direção, do ESP® e do 4MATIC. O condutor pode comutar entre os modos da transmissão com um simples pressionar de um botão no painel de interruptores abaixo do ecrã central.
Um amplo impacto: DIGITAL LIGHT incluindo luz de condução todo o terreno
O Classe C está equipado de série com faróis LED High Performance. O conhecido sistema DIGITAL LIGHT do novo Classe S está disponível como opção. No All-Terrain, o sistema inclui uma luz especial todo o terreno. Durante a condução em terreno fácil, a ampla iluminação assegura que o condutor pode detetar obstáculos em tempo útil, mesmo em curva. Logo que o modo de condução todo o terreno seja ativado, a luz todo o terreno é ligada. A função permanece ativa até à velocidade de 50 km/h, e desliga automaticamente acima deste limite.
Cada farol DIGITAL LIGHT integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refractada e direcionada por 1.3 milhões de microespelhos. A resolução total é, portanto, superior a 2.6 milhões de pixéis.
Acoplamento de reboque com assistentes inteligentes
Com o sistema de tração integral de série e a capacidade de reboque de até 1800 quilos, o All-Terrain está preparado para ser utilizado com reboque acoplado. Como equipamento opcional está disponível um gancho de reboque parcialmente elétrico com bola de reboque retrátil e o ESP® de estabilização de reboque. Um botão no compartimento de bagagens desbloqueia o gancho de reboque. Posteriormente pode ser rebatido para fora. A luz de controlo desliga quando estiver corretamente acoplado.
A uma velocidade igual ou superior a 65 km/h, o ESP® de estabilização do reboque pode intervir automaticamente em situações críticas. Na eventualidade de serem detetadas oscilações indesejáveis, estas são amortecidas com o auxílio de intervenções de travagem alternada nas rodas individuais. Normalmente este processo é suficiente para reduzir as perigosas oscilações. Se necessário, o sistema também reduz a velocidade do veículo: isto é realizado através da redução do binário do motor e da travagem do veículo nas quatro rodas.
Está disponível um assistente de manobra do reboque em combinação com este equipamento opcional e com o pack Parking com câmara de 360°. Facilita as manobras com o reboque acoplado, mesmo para os condutores mais experientes. O assistente de manobra do reboque regula automaticamente o ângulo da direção do veículo trator até uma velocidade de 5 km/h, e até um gradiente de 15 por cento.
Tração estável: 4MATIC de última geração
O sistema de tração integral 4MATIC, que é um equipamento de série para o All-Terrain, fornece uma maior tração e estabilidade de condução, mesmo em superfícies irregulares ou de baixa aderência. Até 45 por cento da potência do motor é transmitida ao eixo dianteiro, com os restantes 55 por cento a serem transmitidos ao eixo traseiro. As pretensões por uma eficiência ainda superior e a caixa de velocidades automática de nove relações exigiram o desenvolvimento adicional do sistema de tração integral 4MATIC.
O novo diferencial do eixo dianteiro permite a transferência de níveis superiores de binário com uma distribuição ideal pelos eixos para uma maior dinâmica de condução. Adicionalmente, este novo diferencial do eixo dianteiro tem uma vantagem a nível de peso comparativamente ao do modelo antecessor – uma contribuição para a redução das emissões de CO2. Os técnicos conseguiram reduzir as perdas por atrito na nova caixa de transferência. Também integra um circuito de óleo fechado e não necessita de quaisquer medidas de arrefecimento adicionais.
Eletrificado: os motores
O All-Terrain está disponível quer equipado com motor a gasolina, quer com motor diesel. No modelo a gasolina, é utilizado um novo motor a gasolina de quatro cilindros (M 254) com motor / alternador integrado (ISG) de segunda geração. Durante um curto período, a potência do motor de combustão pode ser suplementada pelo motor / alternador integrado com até 15 kW de potência.
Graças à recuperação de energia e à possibilidade de circulação em roda livre com o motor desligado, o motor a gasolina revela-se extremamente eficiente. No motor M 254, a Mercedes-Benz combinou pela primeira vez todas as inovações das famílias de motores a gasolina e diesel de 4 e 6 cilindros num único motor. Estas incluem o revestimento das camisas dos cilindros com tecnologia NANOSLIDE®, o acabamento das paredes dos cilindros com tecnologia CONICSHAPE® (superacabamento) e o sistema de pós-tratamento dos gases de escape posicionado diretamente no motor. Uma nova funcionalidade é o turbocompressor segmentado com fluxo combinado, um desenvolvimento adicional da tecnologia Twin Scroll, para uma resposta ainda mais rápida do turbocompressor.
Até a versão diesel está equipada com uma cadeia cinemática híbrida parcial. O seu motor de quatro cilindros (OM 654 M) está equipado com um motor / alternador integrado de segunda geração e sistema elétrico de 48 V. O modelo diesel também pode recuperar energia e circular em roda livre com o motor desligado. A eletrificação permite a utilização de um compressor elétrico de gás refrigerante no sistema de ar condicionado.