quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Estreias de cinema de 19 de Agosto de 2021


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Diários de Otsoga

Crista, Carloto e João (Crista Alfaiate, Carloto Cotta e João Nunes Monteiro) são três amigos que, em tempos de pandemia, decidem construir juntos um borboletário. Durante meses, partilham a casa, as tarefas e as próprias vidas.  
Estreado mundialmente na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cinema de Cannes, “Diários de Otsoga” é uma produção de O Som e a Fúria e Uma Pedra no Sapato. A realização ficou a cargo de Miguel Gomes ("Aquele Querido Mês de Agosto", "Tabu", “As Mil e Uma Noites”) e Maureen Fazendeiro, que se estreia em longa-metragem depois das curtas documentais “Motu Maeva” (2014) e “Sol Negro” (2019).



Free Guy

Guy sempre viveu satisfeito no seu papel de personagem não-jogável (NPC, sigla inglesa para "non-player character") dentro do universo Free City, um videojogo que mistura Grand Theft Auto e Fortnite. Até aqui, a sua função era dar realismo ao cenário, cumprindo a simples tarefa de se deixar assaltar, agredir ou matar. Mas, quando um vírus entra inesperadamente na aplicação e o faz ter consciência de si, o caso muda de figura. Guy apercebe-se do quanto os seus dias têm sido repetitivos e decide que é chegada a hora de tomar uma posição mais arrojada. A partir daqui, empenhado em tornar-se herói, vai alterar as regras, mesmo sabendo que arrisca a própria sobrevivência.
Com argumento de Matt Lieberman e Zak Penn, uma comédia de aventura assinada por Shawn Levy  –  conhecido por “À Noite, no Museu” 1, 2 e 3, “Os Estagiários”, “Sete Dias Sem Fim” e por ser produtor (e realizador de alguns episódios) da série “Stranger Things”. Ryan Reynolds, Taika Waititi, Camille Kostek, Jodie Comer ou Channing Tatum, entre outros, compõem o elenco.


Reminiscência: Fragmentos do Passado

Num futuro não muito distante, o planeta foi assolado por alterações climáticas de tal modo intensas, que a existência humana foi radicalmente alterada. Num contexto de devastação e perda, Nicolas Bannister inventou um modo de atenuar as saudades do passado: uma máquina que possibilita aos seus utilizadores reviver experiências antigas. A sua vida muda quando conhece Mae, uma cliente. O encontro entre os dois depressa se transforma num apaixonado romance, até ela desaparecer sem explicação. Inconformado, Nick faz de tudo para a encontrar. Como último recurso, usa a tecnologia que criou para encontrar pistas que possam resolver o mistério daquele desaparecimento. 
Um filme de ficção científica escrito e realizado por Lisa Joy, que aqui se estreia na realização. Os actores Hugh Jackman, Rebecca Ferguson, Thandiwe Newton, Cliff Curtis, Marina de Tavira, Daniel Wu, Mojean Aria e Brett Cullen assumem as personagens.