De tempos idos até aos dias de hoje, a ciência muitas vezes andou longe da verdade.
O mais surpreendente será talvez o facto de só recentemente se ter renunciado a algumas das ideias mais erróneas, quer das ciências físicas, quer das ciências sociais e humanas. Por mais avançados que possam ser os conhecimentos médicos e científicos na actualidade, ninguém pode garantir que daqui a cem anos não surjam livros semelhantes aos que compõem esta colecção, expondo ao ridículo a sabedoria que herdámos nos nossos dias.
Primeiro volume - «Quando a Terra era Plana e outras teorias científicas que estavam erradas», de Graeme Donald Este livro conta as estranhas histórias dos bastidores das teorias científicas que antes tomávamos por verdadeiras, mostrando como a nossa perspectiva do mundo e aquilo que acreditamos ser o seu modo de funcionamento foi mudando radicalmente ao longo da história. Fique a saber por que motivo a rainha Vitória tomava láudano, uma tintura de ópio, por recomendação do médico; como a relutância em aceitar a ideia da teoria dos germes provocou algumas mortes; e por que razão os exploradores católicos engendraram o mito de que as tribos sul-americanas eram canibais.
Uma exploração divertida e, ainda assim, avalizada dos momentos em que a ciência nos enganou, mas que foram entretanto refutados.