A viagem de Nala conta a história de como Dean e Nala se conheceram, se tornaram companheiros inseparáveis e aprenderam lições sobre a vida e sobre o mundo
Dean Nicholson saiu de casa, em Dunbar, na Escócia, para cumprir aquele que é o sonho de milhões de pessoas: dar a volta ao mundo. Mas a aventura que continua a viver, agora a dois, ultrapassa largamente qualquer expetativa. A viagem de Nala conta essa história e chega às livrarias de todo o país acompanhando o lançamento mundial.
Ao fim de três meses de viagem, enquanto pedalava pelas montanhas entre a Bósnia e Montenegro, Dean encontrou uma pequena gata abandonada e doente. Batizou-a de Nala (em homenagem à personagem de Rei Leão), cuidou dela, adaptou um cesto na frente da bicicleta e nunca mais se separou da sua fiel companheira.
Desde esse momento, os dois já passaram mais de 600 dias na estrada, cruzaram, de forma mais ou menos atribulada, mais de uma dezena de países e viveram imensas aventuras: superaram o mau tempo e os pneus furados, ultrapassaram as inacreditáveis exigências burocráticas de alguns países, conheceram pessoas inspiradoras e procuram provocar mudanças no mundo. Juntos têm contribuído para várias causas, dinamizando campanhas de resgate e adoção de animais, limpeza de praias ou angariação de fundos para projetos sociais.
Nas redes sociais a dupla tornou-se um fenómeno: soma perto de 1 milhão de seguidores nas várias plataformas, e o vídeo do momento em que Dean encontrou Nala tem mais de 130 milhões de visualizações. A aventura dos dois captou a atenção de Garry Jenkins, jornalista e escritor que deu a conhecer a história de James Bowen e do Gato Bob e que desafiou Dean Nicholson a relatar esta viagem.