“Si Hubieras Querido”, para além de ser o novo single de Pablo Alborán, é a primeira amostra do próximo álbum do maior artista espanhol da actualidade, cujo título também foi desvendado por Alborán recentemente: “Vértigo”.
Esta poderosa canção é dedicada a todos aqueles relacionamentos que poderiam ter resistido se a outra pessoa assim o tivesse desejado. A música é construída em torno de um loop criado a partir da voz de Pablo, que é repetido ao longo da canção, quase como um mantra, com uma linha de baixo simples, mas hipnótica. Pablo co-escreveu a canção com a extremamente talentosa cantora e compositora cubana Diana Fuentes, tendo sido esta a primeira vez que o artista espanhol partilhou os créditos de composição num dos seus álbuns. E o resultado é o primeiro single daquele que será o seu quinto álbum de estúdio.
Nas próprias palavras do artista: “Si Hubieras Querido retrata o desgosto que já todos experienciámos em algum ponto da nossa vida, bem como o momento em que nos apercebemos de que a pessoa que julgávamos que nos amava afinal não gosta de nós da forma como somos. E no facto de anos da nossa vida poderem desvanecer-se num único dia.”
O videoclipe foi produzido pela CAVIAR (Dua Lipa: “Break My Heart”, “New Rules”; Coldplay: “Champion of the World”; Rosalía: “Di mi nombre”) e dirigido por Sandro Suppnig. O vídeo apresenta uma série de planos e cenas evocativas, nas quais Pablo faz uma viagem inspirada nos fantasmas do seu passado.
Para este próximo álbum, Pablo juntou-se mais uma vez ao produtor Julio Reyes, com quem trabalhou em “Prometo”, e trouxe também Federico Vindver (Kanye West, Coldplay, Missy Elliott, Muse, Ricky Martin) para co-produzir dois temas. Segundo o artista, “Vértigo é o título mais honesto que consegui imaginar para este álbum, porque o amor causa vertigem, não ser amado causa vertigem, o que estamos a viver neste momento causa vertigem… Mas se não sentires alguma vertigem, também não estás vivo”.