Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
2 Duros de Roer
Depois de ter sido apanhado numa situação que pôs em risco toda a sua carreira, o agente Manuel Venâncio é transferido do Porto para uma esquadra lisboeta, onde terá de provar que merece uma segunda oportunidade. Ali, ele vai conhecer o seu novo parceiro: José Sobreiro, um polícia pouco dedicado e conhecido pelo péssimo hábito de se misturar com a pior ralé da capital. Para piorar, Manuel Venâncio ainda se vê forçado a deixar-se acompanhar por Murphy, uma jovem estudante norte-americana que, para terminar a sua tese de mestrado, precisa de seguir o dia-a-dia das autoridades portuguesas. Claro que nada disso vai facilitar a já difícil missão de desmantelar uma perigosa rede de tráfico de drogas.
Com realização de Victor Santos, que aqui se estreia em longa-metragem, segundo um argumento de Hugo Diogo e André Mateus, esta comédia de acção conta com as actuações de Fernando Rocha, João Seabra, Melânia Gomes, Susana Cacela, Mafalda Luís de Castro, Heitor Lourenço e Carlos Areia, entre outros.
The Gray Man - O Agente Oculto
Court Gentry, também conhecido por Sierra Six, é considerado um dos mais eficientes mercenários a trabalhar para a CIA. A sua função é eliminar alvos precisos, sem deixar quaisquer indícios que liguem os crimes à agência norte-americana. Mas quando se depara com segredos que podem destruir os seus superiores, acaba por se tornar um alvo a abater. É assim que se vê na mira de Lloyd Hansen, um assassino sanguinário que o vai perseguir até ao fim do mundo.
Baseado na obra homónima escrita por Mark Greaney, um "thriller" de acção realizado pelos irmãos Anthony e Joe Russo (a dupla também responsável por "Capitão América: O Soldado do Inverno", "Capitão América: Guerra Civil" e “Vingadores: Guerra do Infinito", “Vingadores: Endgame”) que seguem um argumento seu, de Christopher Markus e de Stephen McFeely. Ryan Gosling, Chris Evans, Dhanush, Ana de Armas, Jessica Henwick, Regé-Jean Page, Wagner Moura, Julia Butters, Alfre Woodard e Billy Bob Thornton dão vida às personagens.
Alta Costura
Esther (Nathalie Baye) é uma das costureiras principais da Dior, a famosa casa de alta-costura sediada em Paris. Com o seu grupo de trabalho, ela está a elaborar a última coleção que lhe foi atribuída antes de avançar para a reforma. Um dia, Jade (Lyna Khoudri), uma jovem que com ela se cruza no metro, rouba-lhe a mala com vários dos seus trabalhos. Pouco depois, arrependida, a rapariga resolve devolver a mala e o seu conteúdo em mãos. Seduzida pela sua rebeldia, Esther decide dar-lhe a oportunidade de aprender a arte da alta-costura que, durante décadas, exerceu com amor e total dedicação. Mas Jade, apesar de vocacionada para a profissão, vai revelar-se uma aluna muito voluntariosa.
Um filme realizado por Sylvie Ohayon (“Au Field de la Nuit”, “Papa Was Not a Rolling Stone”), que também se responsabiliza pelo argumento, ao lado de Sylvie Verheyde.