Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
O Pai Tirano
"Remake" do clássico da comédia à portuguesa realizado por António Lopes Ribeiro em 1941, este novo "O Pai Tirano", de João Gomes, volta a passar-se na década de 1940. Centra-se nos encontros e desencontros amorosos e profissionais de uma companhia de teatro e numa peça por ela encenada. Com Miguel Raposo, Jessica Athayde, Carolina Loureiro, Diogo Amaral, José Raposo, Mafalda Vilhena, Igor Regalla, Rita Blanco e Diogo Valsassina, um filme escrito por Patrícia Müller e Miguel Viterbo.
Zona de Perigo
Numa base secreta da CIA, um grupo de agentes vê-se a braços com um brilhante e maquiavélico detido que consegue fugir da sua cela. É esta a premissa deste thriller de acção que marca a estreia na realização da australiana Sophia Banks, depois de vários anúncios e curtas-metragens. Foi rodada no seu país de origem com um elenco maioritariamente composto por compatriotas seus, como Jason Clarke, Jai Courtney, Pallavi Sharda ou Lucy Barrett, e também a americana Michelle Monaghan.
Que Mal Fizemos Todos a Deus?
Segunda sequela de Que Mal Fiz Eu a Deus?, comédia francesa de 2014 que lida com um casal católico cujas filhas se casam todas com homens de diferentes nacionalidades e religiões. A família Verneuil está de volta para um casamento que, desta vez, será – em princípio – com um homem católico, como eles sempre quiseram. Um filme de Philippe de Chauveron, realizador dos dois capítulos anteriores, com Christian Clavier e Chanal Lauby à frente de um elenco que inclui Ary Abittan, Medi Sadoun, Frédéric Chau, Noom Diawara e Frédérique Bel.