sexta-feira, 15 de julho de 2022

A Guardiã da Memória de Kiev



A Guardiã da Memória de Kiev, de Erin Litteken é um romance oportuno e imprescindível para conhecer a História da Ucrânia num momento em que o povo ucraniano é vítima de uma outra tragédia.

Sinopse
Em 1929, Katya tem 16 anos e vive com a família numa quinta modesta mas próspera. Entre o trabalho nos campos, a escola e as animadas reuniões da família e amigos, os seus dias passam sem grandes preocupações. Katya tem para o futuro as angústias e os sonhos típicos de uma adolescente. A sua única certeza é o amor que sente por Pavlo, o rapaz da casa ao lado e companheiro de todas as suas aventuras. Mas no dia em que os ativistas de Estaline chegam à vila, tudo muda. Reina agora o medo. À medida que a fome se intensifica, instalam-se o desespero e a barbárie. As famílias – quer pela morte, quer pela deportação – fragmentam-se. Mas mesmo nos momentos de maior escuridão, a chama da esperança teima em brilhar.

Setenta anos depois, nos Estados Unidos, Cassie descobre o diário da avó. Nada podia tê-la preparado para a história que lê e que contém em si a História tumultuosa da Ucrânia

Sobre a Autora
Erin Litteken tem uma licenciatura em História e uma paixão pelo trabalho de pesquisa. Desde cedo que a fascinavam as histórias da sua família na Ucrânia ao longo do século passado e durante a Segunda Guerra Mundial. Vive perto de St. Louis com o marido, os filhos e vários animais de estimação. Quando não está a escrever gosta de se perder num bom livro e de passar tempo em família.

A Guardiã da Memória de Kiev é o seu primeiro romance.