A Canon anuncia que vai lançar nos próximos meses o seu mais recente desenvolvimento: a Kokomo, uma plataforma de software de realidade virtual que mudará a forma como entendemos a comunicação humana. Esta tecnologia permitirá aos utilizadores realizar chamadas imersivas, onde poderão ver-se e ouvir-se uns aos outros em direto, enquanto experimentam um ambiente de realidade virtual em locais cativantes como Malibu, Nova Iorque ou Havai.
Com esta novidade, a Canon, líder em soluções de imagem digital, continua assim a sua aposta em experiências imersivas. No ano passado, introduziu a RF 5.2mm F2.8L DUAL FISHEYE, uma objetiva RF da série L compacta e estereoscópica para a criação de conteúdos 3D e de realidade virtual; e agora propõe revolucionar a indústria com este produto que, embora ainda em desenvolvimento, será lançado nos próximos meses.
Conversas em paraísos naturais e cenários reais
A Kokomo tornará possível conversar numa realidade virtual – seja num café no 6.º arrondissement de Paris, numa praia das Caraíbas ou no topo de uma montanha –, dispensando a incorporação de avatares digitais extravagantes e recorrendo à própria aparência dos utilizadores ao vivo. Esta solução vai, desta forma, permitir chamadas de vídeo em ambientes únicos e com absoluto realismo. Por exemplo, se o utilizador levantar uma sobrancelha na vida real, este movimento é fielmente reproduzido na realidade virtual. Os sinais faciais que se perdem frequentemente devido ao atraso das videoconferências vão ganhar destaque neste novo ambiente virtual, simulando uma interação presencial.
O software da Kokomo foi concebido para melhorar a comunicação humana à distância através de videochamadas imersivas, que vão aproximar os utilizadores através de tecnologia de realidade virtual. Para tal, a aplicação utiliza câmaras Canon compatíveis e tecnologia de imagem para criar representações realistas dos utilizadores, permitindo que as chamadas se tornem numa interação cara a cara que vai muito além de um ecrã ou um avatar.
Para utilizar a plataforma, é necessário contar com uma câmara Canon, um dispositivo de realidade virtual e um smartphone. As localizações atualmente disponíveis na Kokomo foram captadas com grande detalhe pelas próprias câmaras EOS R5 da Canon, e muitas mais surgirão à medida que o software for sendo desenvolvido.
"Com a Kokomo reforçamos o espírito inovador que caracteriza a nossa empresa há mais de 85 anos, mantendo-nos sempre na vanguarda da imagem. O mundo está a mudar e nós a mudar com ele, oferecendo a mais recente tecnologia e soluções para criar experiências memoráveis e significativas," afirmou Juan Felipe Obrero, Country Director de ITCG na Ibéria. "Esta plataforma não precisa de múltiplas câmaras, sistemas complexos ou configurações profissionais. Apostamos na comunicação cara a cara, em tempo real e acessível a qualquer pessoa.”