Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Thor: Amor e Trovão
Neste quarto filme em nome próprio, Thor, o super-herói da Marvel que encarna um deus nórdico, vai ter de enfrentar Gorr (auto-intitulado Carniceiro dos Deuses), um assassino intergaláctico que tenciona extinguir todas as divindades. Como aliados contra este impiedoso inimigo, terá Valquíria, Korg e a sua ex-namorada Jane Foster – que, estranhamente, é capaz de manusear Mjolnir, o martelo mágico de Thor.
Produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures, este filme segue os eventos relatados em “Thor: Ragnarok” e é novamente assinado por Taika Waititi, realizador de culto neozelandês também responsável por "O Que Fazemos Nas Sombras”, "Hunt For the Wilderpeople" ou “Jojo Rabbit”. Com um elenco de luxo, onde se incluem Chris Hemsworth, Natalie Portman, Christian Bale, Chris Pratt, Tessa Thompson, Melissa McCarthy, Karen Gillan, Sam Neill, Matt Damon, Russell Crowe, Vin Diesel (Voz de Groot) e Bradley Cooper (voz de Rocket), esta comédia de acção é o 29.º filme do Universo Cinematográfico Marvel.
O Último Autocarro
Tom Harper tem 90 anos e acabou de perder Mary, sua companheira de toda a vida. Sem nada que o prenda ao local onde ambos viveram durante mais de 50 anos, decide cumprir a promessa de levar os restos mortais dela até à sua cidade natal, situada no ponto mais a Sul de Inglaterra. Com apenas uma pequena mala de mão e o seu passe de reformado, ele vai trocando de autocarro, percorrendo um trajecto de quase 1400 quilómetros. E ao mesmo tempo que vai recordando a vida ao lado de Mary, Tom vai criando laços com várias pessoas com quem se cruza, que vão registando o seu percurso nas redes sociais. Esta sua aventura vai tornar o velho senhor numa celebridade nacional acarinhada por todos.
Com argumento de Joe Ainsworth e realização de Gillies Mackinnon (“Pure”, “Castles in the Sky”), um drama em estilo “road movie” que conta com as actuações de Timothy Spall, Phyllis Logan e Natalie Mitson, entre outros.
Deserto Particular
Daniel, agente da polícia de Curitiba (Brasil), teve sempre uma conduta irrepreensível. Até ao dia em que, no decurso de uma missão que correu mal, foi suspenso das suas funções e obrigado a ter acompanhamento psiquiátrico até ao julgamento. Sentindo-se perdido, decide meter-se à estrada, numa viagem de 2500 quilómetros até Sobradinho, na Bahia. Lá, Daniel faz os possíveis para encontrar Sara, com quem tem um relacionamento virtual e que recentemente deixou de dar notícias. Essa busca pelo amor da sua vida vai-se revelar difícil, mas vai transformar profundamente a sua forma de ver o mundo.
Com realização de Aly Muritiba (“Nós por Nós", “Jesus Kid”), que escreve o argumento com Henrique Dos Santos, um drama de auto-descoberta que foi considerado o Melhor Filme Júri Popular no Festival de Cinema de Veneza e seleccionado pela Academia Brasileira de Cinema para candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional. No elenco, estão os actores Antonio Saboia, Pedro Fasanaro, Thomás Aquino, Zezita de Matos e Laila Garin.