Composta por médicos e estudantes de medicina de Portugal e Espanha, a Orquestra Médica Ibérica (OMI) vai realizar no dia 11 de setembro, às 17h00, na Aula Magna, em Lisboa, aquele que vai ser o seu primeiro concerto e que terá um cariz solidário, com o valor das bilheteiras a reverter na totalidade para a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL).
O grupo, que partilha a sua paixão pela música e medicina e que tem a direção do médico e maestro Sebastião Castanheira Martins, vai interpretar obras icónicas da música clássica e ibérica, de compositores como Dvorak, Eurico Carrapatoso e Manuel Falla.
Os bilhetes têm o valor unitário de 10,00€ e podem ser adquiridos na Ticketline. O evento terá o apoio da Universidade de Lisboa, que se junta à Orquestra Médica Ibérica tendo em vista a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa através da música e da medicina, pelo acesso universal aos cuidados de saúde, pela melhor prestação de cuidados a todos os doentes e pelo apoio às populações mais vulneráveis e desfavorecidas.
O objetivo da OMI passa por criar pontes entre os profissionais de saúde da península ibérica, contribuindo através da ciência e da arte para a construção de um mundo mais justo e solidário.
O valor angariado com o concerto reverterá integralmente para a APCL, associação fundada em 2022 com a missão de contribuir, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento das leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, apostando em investigação científica com programas de atribuição de Bolsas, investindo na formação para profissionais de saúde e dinamizando outras ações dirigidas também a cuidadores e doentes.