Amanhã os chefs Miguel Laffan e Álvaro André - do restaurante Tasca do Filho da Mãe, na Barra, no Rio de Janeiro - juntam-se na cozinha do chef cascaelense para preparar um menu muito especial, uma viagem pela lusofonia gastronómica que o chef criativo do Miguel Laffan at Atlântico Bar & Restaurante tem vindo a desenvolver no restaurante do InterContinental Cascais-Estoril.
Aqui, em conjunto com o chef brasileiro, numa parceria com a empresa WHY! (We Host You), através de Fabiana Bacelos, que proporcionou este encontro, será apresentado um menu inspirado nos sabores lusófonos trabalhados pelos dois chefes. Sabores esses que estão bem presentes no novo Menu Lusofonia, que o restaurante tem disponível no seu menu executivo, ao almoço de segunda a sexta-feira.
Ao longo desta experiência, cada chef irá apresentar as suas criações, cada um preparando uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. As propostas dos chefes para este jantar, que espelham esta inspiração e vontade de juntar sabores e culturas, serão harmonizadas com os vinhos da Casa Amarela e da Casa do Cello, produtores parceiros desta iniciativa, tal como os Cafés Nestlé que também marcam presença a finalizar a refeição.
Este menu de lusofonias será servido a partir das 20h00, com um valor de €60 por pessoa, com bebidas incluídas - as reservas são limitadas pelo que é aconselhada a marcação com antecipação.
Uma experiência à beira-mar que junta sabores dos dois lados do oceano que dá nome a este espaço tão acolhedor e inspirador, o Atlântico.
Menu
Entradas
Miguel Laffan - Creme de feijão preto, creme fraiche, raspa de laranja e pastel de vento
Álvaro André - Camarão crocante com creme de bobo
Prato principal
Miguel Laffan - Prato de peixe - Moqueca de bacalhau com pimenta de cheiro e quiabos em tempura
Álvaro André - Prato de carne - Barriga de porco “ pururuca “ carpaccio de maça verde e caipirinha
Sobremesa
Álvaro André - Bolo de fuba com cocada de erva doce
Miguel Laffan - Romeu e Julieta com queijo da serra e goiaba
Sobre o chef Miguel Laffan
Natural de Cascais, Miguel Laffan procura, na sua cozinha, criar sensações e experiências com sabores únicos. Acredita que só através de uma pesquisa insaciável, com determinação e rigor se atinge a excelência. Para ele é tão importante a frescura de um alimento como a frescura mental de quem o transforma. Este equilíbrio é a sua grande referência. Reinterpreta de uma forma contemporânea as raízes da cultura gastronómica portuguesa, equilibrando sabores e viagens pelo mundo fora, com ingredientes secretos e exóticos.
Tem uma abordagem muito proativa dentro da sua cozinha. É a partir desta filosofia que cria equipas de sucesso. A sua base é de cozinha francesa. No seu caminho de aprendizagem constam algumas das referências que já provaram ser “escolas” de sucesso, formando muitos dos melhores chefes atuais. Constam no seu curriculum restaurantes de 1 a 3 estrelas Michelin em Espanha, França, Brasil, Ilha da Madeira e Alentejo. Agora, Miguel Laffan está ainda mais próximo das suas raízes.
Sobre Álvaro André
Carioca, com 48 anos, Álvaro André percorreu um longo caminho em diferentes áreas antes de decidir ingressar pela vertente da gastronomia. Formado em economia e, posteriormente, gastronomia, foi apenas após 30 anos de carreira que, aquando de uma experiência na Força Aérea brasileira, onde lidava frequentemente com a cozinha, que o chef iniciou o seu percurso nesta área. Decidiu apostar num período sabático, no qual conheceu 11 países e 25 cidades, em busca de experiências na área da gastronomia. E assim surgiu a vontade de se tornar um chef profissional. O seu percurso engloba actualmente diversas experiências, mas é na Tasca do Filho d’ Mãe, o restaurante de especialidade portuguesa no Rio de Janeiro, que actualmente oferece novidades gastronómicas aos seus cliente, receitas contemporâneas, inspiradas na gastronomia luso-brasileira. Para o futuro, o chef ambiciona ampliar a sua carreira a nível internacional, sendo que Portugal é o país escolhido para dar os primeiros passos nesta etapa.