quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Fado ou Dentro de Ti Ver o Mar, de Inês Pedrosa



Depois de O Processo Violeta, a Porto Editora publica uma nova edição de Fado ou Dentro de Ti Ver o Mar, de Inês Pedrosa, um livro sobre a busca da identidade num mundo globalizado e de fronteiras ténues. No centro está uma mulher que procura o pai e ao mesmo tempo descobre a sua voz através do fado, música de fundo que vai acompanhando todo o romance.
História de raízes e desenraizados, Fado ou Dentro de Ti Ver o Mar é também uma narrativa de amor e de abusos, nomeadamente emocionais, onde o sentimento de culpa é a principal arma.

Sinopse
A voz da fadista Rosa Cabral transporta a dor de não saber quem é o seu pai e da paixão tumultuosa que vive com um homem casado. Abusado na infância, o amante de Rosa tornou-se um sedutor violento.
Em busca da identidade perdida, a protagonista cruza-se com Farimah, iraniana fugida de um casamento forçado, que se tornará sua amiga e confidente.
Mandela, português de origem africana, e Luísa, a filha bastarda de um aristocrata, são outros personagens centrais nesta história de desenraizados radicais, que se vão descobrindo cúmplices num mundo em que as fronteiras nunca são tão fluídas como parecem.
Os dramas do quotidiano individual cruzam-se neste livro com as tragédias colectivas: o ataque às Torres Gémeas de Nova Iorque, as sequelas da sida e o crescimento do fundamentalismo islâmico alteram a existência e as escolhas de cada uma das personagens.
A história viaja entre Lisboa, Londres, Nova Iorque, São Paulo e Rio de Janeiro - e tem o fado como música de fundo. Um fado também ele em mudança, que substitui a resignação ao destino pela força do erotismo.
Riso e lágrimas, alegria e desespero, paixão e desejo, percorrem esta narrativa estereofónica plena de humor, poesia, acção e reflexão.

Pvp:16,60€