Depois de terem marcado o final dos anos 80 e a década seguinte com uma proposta sonora totalmente personalizada, que combina música instrumental, jazz e MPB, os sete amigos que formam a Banda Zil apresentam, no dia 25 de Outubro, no Teatro Tivoli BBVA, os seus temas de maior sucesso. Para tornar o momento inesquecível, ao grupo brasileiro junta-se António Zambujo, numa participação intimista e muito especial.
Partilharam o microfone como vocalistas de um dos grupos de maior sucesso de sempre no Brasil, os Boca Livre: Zé Renato – já conhecido do público português pela sua integração na banda Trinadus – e Claudio Nucci, cantor, compositor, violonista e produtor musical brasileiro, são também os cantores desta Banda Zil, que se faz acompanhar pelos maiores instrumentistas do país. O grupo revela-se “extremamente entusiasmado e muito feliz” por se apresentar em Portugal, “com a companhia do incrivelmente talentoso António Zambujo”, confessam.
Formada em 1986 por então Zé Renato, Claudio Nucci, Ricardo Silveira, Marcos Ariel, Zé Nogueira, Jurim Moreira e João Batista, a Zil – e o seu nome – nasceu da ideia de conjugação da sonoridade da banda com ritmos internacionais. Por isso mesmo, e correspondendo a grafia estrangeira de Brazil à escrita com “z”, a abreviatura “ZIL” acabou por ser a escolha perfeita. “Parece simples, mas lembro-me que ficámos uma tarde inteira no bar com o nosso empresário da altura: depois de muitos chopps [cerveja], chegámos ao nome”, conta o músico e produtor Zé Nogueira.
Apesar de terem continuado sempre a criar em conjunto, mantendo uma conexão muito forte, mesmo sem ser na formação completa, o reencontro oficial da banda aconteceu apenas 28 anos após a sua última apresentação. “Há muito tempo que a gente conversava sobre a possibilidade de se reunir de novo. Na verdade, a banda teve uma curta duração, então, para muita gente soa inédito o que fazemos, porque nos apresentámos poucas vezes ao vivo”, explica Zé Renato.
Com um único CD, editado no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão, em 1987, a vinda da Banda Zil a Lisboa é uma oportunidade inédita e imperdível para todos os amantes deste estilo musical que, também pela sua originalidade, vale a pena descobrir. “Mantivémos os arranjos originais, mas estamos a tocar de uma forma diferente agora, o que é natural: e o repertório continua super vivo, foi isso que percebemos”, conclui o cantor e compositor Cláudio Nucci.